A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) iniciou o programa AfricaOnChain Cabo Verde, numa colaboração com a Pro Empresa e a iniciativa Cabo Verde Digital, bem como com as organizações 1Tribe e Avalanche. O evento de lançamento decorreu na terça-feira, 13 de maio, no campus do Palmarejo Grande, e foi presidido pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.
O programa gratuito visa capacitar a juventude cabo-verdiana nas tecnologias blockchain e Web3, com o objetivo de reduzir as disparidades na literacia digital no país. Entidades como a 1Tribe, conhecida pela sua liderança em inovação digital e educação em blockchain na África, e a Avalanche, destacada pela sua plataforma blockchain de alta eficiência e segurança, são pilares fundamentais nesta iniciativa educativa.
O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, salientou a importância do programa: "Este curso representa uma porta de entrada para um universo de possibilidades nas áreas da Web3 e do blockchain. É uma oportunidade ímpar para colaborarmos na vanguarda da inovação e equiparmos os nossos jovens com as ferramentas necessárias para moldar o futuro. A Uni-CV orgulha-se de ser pioneira na introdução de tecnologias avançadas em Cabo Verde e agora lidera na preparação dos nossos estudantes para a revolução digital."
O Vice-Primeiro Ministro Olavo Correia destacou a importância do digital como meio de conexão e oportunidade: "O digital permite conectar as ilhas entre si e depois as ilhas com o mundo, o que é fundamental para pequenos estados insulares como Cabo Verde. Hoje, o nosso mercado em termos de competição não é apenas o mercado das ilhas, é o mercado global. Se não formos os melhores e mais competentes, seremos substituídos pelo mercado."
O programa de formação, que decorrerá até 14 de junho de 2024, promete imergir os participantes em módulos de treinamento avançados em blockchain e Web3. Ao concluir o programa, os participantes receberão certificados que facilitarão o acesso a empregos na crescente indústria da Web3, preparando-os para liderar na nova economia digital.