A investigação, intitulada “Estudio de la Etiología de las Infecciones Respiratorias Agudas en niños menores de 5 años en el Hospital Universitário Agostinho Neto, ciudad de Praia, Isla de Santiago, Cabo Verde”, mostra dados sobre as infeções respiratórias agudas (IRA) em crianças menores de 5 anos no arquipélago.
Esta investigação, sob orientação da Professora Emma Carmelo da Universidade de La Laguna (ULL), Tenerife, Espanha e Professora Isabel Inês Araújo da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), destaca-se por ser a primeira do género no país, com orientação conjunta e a identificar os principais agentes etiológicos destas infeções, que são a maior causa de morbidade e mortalidade infantil em muitas partes do mundo, incluindo Cabo Verde.
O estudo analisou 225 amostras, das quais 185 (82.2%) apresentaram positividade para pelo menos um patógeno, indicando que os vírus são os principais causadores destas infeções. Além disso, revelou associações estatísticas entre as infeções e variáveis como a época do ano, a idade das crianças, condições socioeconômicas e características clínicas.
As conclusões do estudo sublinham a importância da sua continuação, da colaboração entre instituições nacionais e internacionais, da aquisição de equipamentos para diagnóstico laboratorial precoce e da criação de estratégias de prevenção, incluindo uma plataforma pública de vigilância.
Wilson Correia, ex-estudante da Uni-CV formado em Ciências Biológicas e com formação avançada na ULL, conduziu esta investigação com o suporte da cooperação espanhola, nomeadamente da Fundación Canaria para el Control de Enfermedades Tropicales (FUNCCET), do Cabildo de Tenerife e do Instituto Universitario de Enfermedades Tropicales y Salud Publica de Canarias na Universidad de La Laguna (IUETSPC/ULL). O projeto em Cabo Verde beneficiou ainda do apoio da Uni-CV, do Ministério da Saúde e da representação da Organização Mundial da Saúde no país. Pela sua investigação, Wilson Correia recebeu o título de doutor com distinção pela ULL em fevereiro.