Fonoaudiologa-faz-conversa-aberta-com-estudantes-na-Uni-CV.jpg

A atividade, destinada aos estudantes do 4º ano dos Estudos Franceses do Mindelo, teve como objetivo alertar sobre a importância da saúde vocal, bem como mostrar aos futuros professores cuidados a se ter com a voz. Além dos estudantes, o evento contou ainda com a presença de docentes desta Casa.

Raissa Fortes, recém-formada em fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, esteve à conversa com os estudantes dos Estudos Franceses e chamou a atenção para a importância da saúde vocal, sublinhando que é com a nossa voz que transmitimos todas as nossas emoções e sentimentos.

Para os professores e profissionais da voz, em específico, a fonoaudióloga reitera que uma boa saúde vocal mostra-se ainda mais necessária, sendo a voz um instrumento indispensável para o seu trabalho. "Uma boa saúde vocal é uma laringe saudável, pregas vocais saudáveis e mais qualidade de vida", avisou.

Raissa Fortes considera que para uma boa saúde vocal dos professores é essencial ter uma postura adequada e evitar gritar na sala de aula. Além disso, mostra-se necessário o uso de roupas e sapatos confortáveis. Assim, haverá "menos probabilidade de produzir a voz com esforço e tensão".

"Beber muita água ao longo do dia, comer maça, pois ela tem uma função adstringente, ou seja, ela ajuda na limpeza da garganta, reduz a produção de muco e ajuda na articulação", foram outras das muitas achegas que a fonoaudióloga partilhou durante a conversa.

Em relação à nossa sociedade em geral, Raissa Fortes pontua que é preciso falar-se mais sobre a nossa saúde vocal, pois as pessoas não têm esse cuidado. “Vemos, diariamente, muitos abusos vocais. Sendo assim, as pessoas precisam consciencializar-se sobre hábitos vocais saudáveis e adotar uma postura preventiva em relação aos distúrbios vocais".

No futuro breve, a Uni-CV irá programar outros eventos com a fonoaudióloga Raissa Fortes, de forma a chegar a todos os integrantes do Pólo II da Uni-CV. Objetivo: promover a consciencialização da importância de uma boa saúde vocal na vida das pessoas.

Galeria Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account