271543003 3126276527660785 5386528202301256477 n

A Universidade de Cabo Verde, através da sua Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Isabel Inês Araújo, passa a integrar o Comité Nacional de Ética em Pesquisa para Saúde (CNEPS). O ato de tomada de posse como novo membro do CNEPS teve lugar na Praia, esta sexta-feira 7 de janeiro, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde, Dr. Arlindo de Rosário.

Foram empossados ainda: José António dos Reis como Presidente, em representação da Plataforma das ONGs; Crisólita Almeida Caetano em representação da Ordem dos Advogados de Cabo Verde; Maria do Céu Teixeira, estudante do Mestrado em Saúde Pública da Uni-CV, em Representação do Ministério da Saúde; Zaida Freitas, em representação da Comissão Nacional dos Direitos Humanos; Padre José Eduardo Afonso, em representação da Igreja Católica; e Helga Ferreira Araújo, em representação da Ordem dos Médicos de Cabo Verde.

Na sua intervenção, o Ministro da Saúde felicitou os novos membros empossados pelo engajamento e compromisso profissional e pessoal que têm demostrado nesta área específica da pesquisa cientifica e augurou que a nova equipa possa atingir os objetivos a que se propõe e que possa assim continuar a contribuir para a melhoria da qualidade da pesquisa cientifica em Cabo Verde. À equipa cessante, o Ministro da Saúde reconheceu o exemplar comprometimento e dedicação em prol desta causa.

O Presidente do CNEPS, José António dos Reis, reiterou, em nome da equipa empossada, o seu engajamento para que possa cumprir as suas tarefas e as suas funções e disse ainda que, hoje em dia, não há progresso de forma sustentada, sem que ele seja acompanhado de investigação cientifica. E, neste sentido, Cabo Verde está num bom caminho, sendo sinal disso a criação de uma comissão para trabalhar no atual quadro normativo e regulamentar existente, por forma a absorver novos desafios, sobretudo no domínio da investigação clínica em saúde, incluindo se se vier a mostrar necessário a realização de ensaios clínicos.

O CNEPS é uma entidade autónoma e independente, multissectorial e multidisciplinar, que assegura a salvaguarda da dignidade, dos direitos, da segurança e do bem-estar de todos os potenciais participantes em pesquisas para a saúde em Cabo Verde.

O Comité foi criado desde 2007 e é composto por sete membros, a saber: representantes do Ministério da Saúde, da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Advogados, da Plataforma das ONGs, de uma Instituição Religiosa e da Universidade de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account