A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), receberá na próxima quinta-feira, 9 de novembro, um seminário sobre o tema "A Estratégia Regional de Especialização Inteligente", ministrado por Fábio Vieira da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, Governo dos Açores, no Auditório 101 – Ed.8.
O seminário tem três objetivos principais que passam pela partilha do conceito de especialização inteligente e o seu uso no âmbito das políticas europeias; dar a conhecer o caso específico da Região Autónoma dos Açores; e discutir a aplicabilidade do conceito à República de Cabo Verde, como forma estruturada de desenvolver o arquipélago.
"A Estratégia Regional de Especialização Inteligente" é uma condição habilitadora para que todas as regiões europeias possam aceder a objetivos específicos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. É uma metodologia de desenvolvimento regional como muitas outras, mas que à semelhança dos Açores, Cabo Verde pode beneficiar amplamente dos seus efeitos multiplicadores.
Nota sobre o orador:
Fábio Vieira – Direção Regional da Ciência e Tecnologia, Governo dos Açores.
Licenciado em Estudos Europeus pela Universidade de Lisboa, Mestre em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores, frequenta o Programa Doutoral em Ciência Política UAc/U. Évora. Nascido em 1985, foi Diretor Executivo numa Start-Up de Consultadoria trabalhando em gestão de projetos e nos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. No Sector Público, desempenhou funções de Assessor Político no Gabinete da Vice-Presidência do Governo dos Açores e no Gabinete do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura. Trabalhou também no Rede Integrada de Apoio ao Cidadão, como Responsável do Gabinete de Conteúdos e Serviços, tendo a seu cargo 130 trabalhadores e um volume de 500 000 serviços prestados anualmente. No Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e na Direção Regional de Ciência e Tecnologia, trabalhou na sua área de especialização (Gestão de Projetos) com projetos Horizonte 2020, FEEI, INTERREG e I&D em PME. Atualmente é Chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação e coordena a Unidade Operacional da RIS3 Açores.