O programa de mobilidade juvenil Wired Bootcamp_djarmai realiza entre os dias 17 a 24 de julho de 2022 uma visita à ilha do Maio dos alunos do 3º ano do curso Tecnologias Multimédia de Comunicação com o objetivo de conhecer instituições que trabalham com preservação ambiental, mudanças climáticas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Este projeto justifica-se porque atualmente o cinema, o audiovisual e o design assumem um papel de relevo na consciencialização dos jovens para a necessidade urgente de preservar os recursos ambientais”, segundo a nota de imprensa.
Durante os dias da excursão os participantes poderão realizar trabalhos de campo, visitar zonas protegidas, recolher imagens, produzir vídeos, ouvir workshops e ainda conviver com os jovens da ilha.
No final do projeto é esperado que os participantes saiam capacitados e aptos a fazer 10 filmes e documentários sobre o ambiente que serão projetados no Minifestival de Mobile Film, e que tenham dados recolhidos e transformados em vídeos, áudios, fotografias, entrevistas e documentos.
Das dez curta-metragens criadas, algumas serão submetidas ao Festival Internacional de Cinema Ambiental.
Esta visita será realizada por 20 pessoas, incluindo professores e alunos, e conta com a parceria da Associação Cabo-Verdiana de Cinema e Audiovisual, Câmara Municipal do Maio, Fundação Maio Biodiversidade e o Instituto de Desporto e Juventude.