geometria.jpggulbenkian Escola de Verúo em Geometria 1112Está em curso a primeira Escola de Verão em Geometria 2023, intitulada "De Euclides a Riemann", reunindo 36 estudantes dos Países Africanos de Língua Portuguesa e de Timor-Leste, 4 professores e 5 conferencistas da área da Matemática, de Portugal e de Cabo Verde, interessados em reforçar conhecimento e motivação em diversas áreas da Geometria, desde os fundamentos aos conhecimentos avançados.

O evento, que decorre de 17 a 29 de julho de 2023, na modalidade online, é financiado e organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian com a parceria do LabMat – Laboratório de Matemática da Universidade de Cabo Verde, que o acolhe.

A Sessão de Abertura foi realizada no dia 17 de julho de 2023 e contou com a presença do Programa Parcerias com África da Fundação Calouste Gulbenkian, representado pela Dra. Hermínia Cabral e Dra. Joana Chorincas. A Universidade de Cabo Verde foi representada na sessão pelo Presidente da FCT, pela Coordenadora de Matemática da FCT e pela Diretora do LabMat.

O coordenador da Escola de Verão em Geometria da Universidade de Cabo Verde, Prof. Paulino Fortes, apresentou os detalhes do evento, destacando a importância da Geometria e seu impacto em diferentes áreas da ciência e tecnologia. Os estudantes também tiveram a chance de se apresentarem e compartilhar suas expectativas em relação à Escola.

A Escola de Verão em Geometria é composta por Cursos e Workshops, que abordam tópicos diversos, desde a Geometria Euclidiana até a Geometria Diferencial e Riemanniana.

Com uma agenda repleta de atividades envolventes e palestras de alto nível, a Escola de Verão em Geometria 2023, sendo a primeira na área da matemática realizada na Universidade de Cabo Verde, apresenta-se como uma oportunidade enriquecedora para todos os envolvidos, propiciando a criação de redes colaborativas entre professores de todos os níveis de ensino, estudantes e investigadores dos dois países.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account