53352060219 6d1e0117bd c

No dia 20 de novembro, enquadrado no programa de comemoração do 17.º aniversário da Casa, a Universidade de Cabo Verde deu mais um passo rumo à sua missão de promover um Ensino Superior de Qualidade. Desta vez, não só em Cabo Verde, mas também a nível regional, englobando os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O Programa Regional de Doutoramento em Matemática é o primeiro projeto desta natureza nos PALOP, que conta com a colaboração das universidades de Angola e de Coimbra, e com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Doutoramento em Matemática visa formar quadros altamente qualificados na área da Matemática, nos PALOP, através de mentoria de cientistas das universidades líderes em investigação europeias e africanas.

O objetivo do programa passa, também, por formar profissionais qualificados na área da Matemática, para orientar programas de investigação, fomentar a consolidação da base científica africana e combater o “Brain drain” em África, bem como garantir formação avançada em diversas áreas da Matemática, conducente ao grau de doutor, reforçando o corpo docente das universidades dos PALOP.

Além disso, pretende criar redes de investigação, visando desenvolver projetos que possam contribuir para a resolução de problemas e reforçar os centros/unidades de investigação, existentes em cada país africano de língua oficial portuguesa.

O curso terá a duração de quatro (4) anos e arranca com 16 candidatos, sendo sete (7) de Cabo Verde, sete (7) de Angola e dois (2) de Moçambique.

O Programa Regional de Doutoramento em Matemática é o primeiro projeto de Doutoramento da área nos PALOP, um marco histórico para a Universidade de Cabo Verde, que propõe oferecer um ensino de excelência, assente nos seus três pilares fundamentais: o Ensino, a Investigação e a Extensão universitária.

Galeria de fotos

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account