A preparação da instalação do Instituto GeoGebra iniciou-se em setembro de 2016 com várias formações em diversas escolas de Santiago e São Vicente.

O GeoGebra é um software gratuito que permite ao estudante explorar, conjeturar, validar, compreender e comunicar os conceitos geométricos de uma forma interativa e atrativa.

A principal finalidade da formação é desenvolver competências matemáticas, tecnológicas, didáticas e curriculares, nomeadamente na área da geometria, onde a aprendizagem se assuma como o foco do processo educativo, apoiada por tecnologias informáticas.

A criação do Instituto GeoGebra, à semelhança da criação deste mesmo organismo em Portugal e noutros países, prevê que os estudantes possam obter recursos modernos e apropriados para o estudo da matemática, podendo assim melhorar o processo de ensino e aprendizagem da mesma.

O Instituto GeoGebra da Universidade de Cabo Verde é o nono instituto criado no continente africano e o primeiro num país de língua portuguesa.

O software GeoGebra foi criado em 2001 por Markus Hohenwarter com uma grande popularidade desde então. Atualmente, o GeoGebra é usado em 190 países, traduzido para 55 idiomas, com mais de 300 000 downloads mensais, com 62 Institutos GeoGebra em 44 países para dar suporte ao seu uso, além de ter recebido diversos prémios de software educacional na Europa e nos EUA.

A instalação do Instituto em Cabo Verde conta com o apoio do Instituto GeoGebra de Portugal, o Politécnico do Porto, a Escola Superior de Educação e a Organização dos Estados Iberoamericanos.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account