A Faculdade de Educação e Desporto (FAED), em Assomada, recebeu na quinta-feira, 6 de março, a primeira reunião da Comissão Consultiva dos Serviços de Ação Social da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). O encontro foi conduzido pelo Diretor dos Serviços da Ação Social, Adilson Neto, contando com as boas-vindas da Presidente da FAED, Aleida Furtado.
Durante a abertura, Aleida Furtado enfatizou a importância estratégica da ação social para promover equidade, inclusão e qualidade de vida dentro da comunidade académica, destacando ainda a necessidade de maior representação no Polo 3 da universidade.
A Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, reforçou o papel institucional em melhorar os serviços sociais da Uni-CV. Fernandes destacou que os últimos relatórios apontaram desafios significativos e reafirmou a importância da autonomia administrativa da ação social. Sublinhou ainda a necessidade de um maior equilíbrio e articulação entre polos, especialmente quanto à alimentação, transporte, saúde mental, desporto e lazer.
O Diretor da Ação Social, Adilson Neto, apresentou o plano de atividades para 2025, destacando iniciativas como a dinamização do Fundo Social, implementação do projeto "Fellowship" para bolsas de colaboração estudantil e melhorias previstas na gestão das unidades alimentares. O plano foi aprovado por unanimidade pelos participantes.
A reunião encerrou-se com uma visita guiada às instalações do Polo 3, permitindo aos participantes conhecer melhor as infraestruturas disponíveis na FAED.