O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) participou na VII Edição do Dia do Imigrante, no dia 19 de dezembro, em Santa Cruz. Participaram nas atividades um conjunto de personalidades, entre eles o Ministro da Família, Integração e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, o Presidente da Plataforma das Comunidades Africanas Residentes em Cabo Verde, entre outros.
Deu-se início às atividades com as intervenções do Ministro da Família, Integração e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, do Presidente da Plataforma das Comunidades Africanas Residentes em Cabo Verde, José Ramos Vieira, e do Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, que agradeceram aos imigrantes pelo contributo dado em prol do desenvolvimento de Santa Cruz e de Cabo Verde, e formularam votos para que todos possam continuar a viver com tolerância e em harmonia no seio da sociedade cabo-verdiana.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, expressou a intenção de aprofundar a amizade entre a China e Cabo Verde, esperando contar com a ilustre presença do Embaixador da China em Cabo Verde, nas próximas atividades.
Deu-se seguimento às atividades com um leque de apresentações de artistas locais, bem como representantes do Brasil, professores chineses, a delegação de São Tomé e Príncipe. Foram ainda apresentados pratos típicos dos diferentes países.
O Instituto Confúcio preparou uma exposição com um conjunto de objetos tradicionais da cultura chinesa, o queproporcionou aos presentes a oportunidade de aprender algumas técnicas da Caligrafia Chinesa, ouvir a Flauta de Bambu (instrumento musical de sopro chinês), chutar a peteca, entre outras atividades que despertaram a curiosidade dos presentes.
As atividades terminaram ao som do batuque, com a atuação do grupo de batucadeiras locais.