Numa primeira experiência tendo em vista a procura de soluções para mitigar os riscos de propagação da pandemia Covid-19 em Cabo Verde, a Casa da Ciência da Praia da Universidade de Cabo Verde produziu o protótipo de viseiras de proteção para apoiar os profissionais de saúde e outros agentes que estão na linha da frente da luta contra o Covid-19. A peça de suporte é produzida através de impressão 3D, utilizando filamento de PLA, com um nozzle de 0,4mm, resolução de 0,1mm e densidade de 20%. O tempo de impressão é cerca de 3h30min, consome 31g de filamento e a impressora tem a capacidade de produzir 4 viseiras diárias.

viseira.jpg

A experiência enquadra-se no âmbito da parceria com a Universidade de Aveiro e faz parte do Projeto 3D Mask Portugalda Fábrica Centro Ciência Viva, uma unidade da referida instituição Portuguesa que se dedica à divulgação de ciência e a promoção da cultura científica e tecnológica. Com o referido projeto, a Universidade de Aveiro está a coordenar a produção e logística de entrega de viseiras na Região Centro de Portugal (Aveiro e Coimbra). 

Enquadrado no PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 da Uni-CV, a experiência da Casa da Ciência da Uni-CV tem como propósito desenvolver o Projeto 3D Mask Cabo Verde para ser apresentado aos parceiros, nomeadamente o Governo de Cabo Verde, como contributo para as medidas de prevenção contra a propagação do coronavírus.  O protótipo foi produzido pela equipa coordenada pelo Presidente da Casa da Ciência da Praia, Prof. Adelcides Rodrigues e pelo Diretor Administrativo da Casa da Ciência da Praia, Prof. Eng. Adélio Moreno, com o apoio do estudante José Miguel Mendes do 4º ano do Curso de Tecnologias Multimédia de Comunicação da Universidade de Cabo Verde.

As Casas da Ciência da Uni-CV, sedeadas no Mindelo e na Praia, apresentam-se como estruturas de promoção da cultura científica e tecnológica, que fazem a ligação entre a comunidade científica e a sociedade.

Enquanto atividade ligada à extensão universitária, as Casas da Ciência permitem envolver todo o corpo docente especializado, bem como os estudantes e funcionários da Uni-CV, representando assim uma fonte de dinâmica e projeção académicas.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account