Encontro debate resiliência hídrica e soluções baseadas na natureza para regiões arquipelágicas

Os docentes e investigadores António Lobo de Pina e Sónia Silva Victória participaram, de 8 a 10 de junho 2025, na Assembleia Geral do Projeto GENESIS, realizada na Universidade da Madeira, no Funchal. No encontro, apresentaram os principais resultados das atividades desenvolvidas nos diferentes pacotes de trabalho (Work Packages, WP) e abordaram desafios e oportunidades da gestão dos recursos hídricos em Cabo Verde.
O Projeto GENESIS centra-se no aumento da resiliência climática em regiões europeias/arquipelágicas dependentes de águas subterrâneas e de infraestruturas hídricas. A iniciativa prevê identificar soluções à escala local e regional e criar um demonstrador aprofundado sobre a Macaronésia, apoiando regiões, autoridades locais e comunidades na resposta às vulnerabilidades associadas a desastres naturais e a alterações climáticas de longo prazo que afetam sistemas dependentes das águas subterrâneas.
Serão testados e investigados nove projetos inovadores e de grande escala. Estão previstos sítios de estudo e demonstração em nove regiões da Macaronésia - La Palma, Gran Canaria e El Hierro (Canárias); Faial (Açores); Madeira; Santiago (Cabo Verde) - com apoio direto de cinco comunidades replicadoras (Santa Maria e Graciosa, nos Açores; Martinica, Guadalupe e Reunião). O consórcio reúne governos locais de oito regiões da União Europeia, 18 associações de autoridades locais, 21 municípios e 18 organizações de geociências (por intermédio da ALDA e da associação EFG).