O Auditório 101, no Edifício 8 da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) acolheu, no passado dia 6 de janeiro, a palestra “Gestão de Infraestruturas: Da Investigação à Implementação”, evento que reuniu estudantes, docentes e profissionais ligados à área de Engenharia Civil e setores afins.
Ao longo da sessão, foram apresentados os mais recentes desenvolvimentos em Fiabilidade de Estruturas, Monitorização através de Imagens de Satélite e tecnologias como BIM (Building Information Modelling) e Fotogrametria. O objetivo principal foi partilhar conhecimento e discutir soluções inovadoras para prevenir colapsos e minimizar riscos associados à deterioração das infraestruturas.
Durante o encontro, foi realçada a influência do erro humano na segurança e robustez das pontes, tendo em conta incidentes registados nas últimas décadas. Foram ainda debatidos avanços nos procedimentos de avaliação estrutural, incluindo múltiplas fontes de incerteza, com foco na prevenção de colapsos.
Outro ponto central da discussão foi a Monitorização de Infraestruturas através de Imagens de Satélite, viabilizada pelo programa europeu Copernicus. Esta tecnologia permite um acesso livre e de alta fiabilidade a dados atualizados, auxiliando as entidades gestoras na tomada de decisões estratégicas.
O orador convidado foi Neryvaldo Galvão, Engenheiro Estrutural/Especialista em Fiabilidade de Estruturas na empresa suíça Consultores para Gestão de Infraestruturas. Doutorado pela Universidade do Minho (Portugal), no programa doutoral iRail (Inovação em Sistemas Ferroviários e Tecnológicos), o Dr. Galvão conta com vasta experiência em temas como erros de dimensionamento e construção, colapso de pontes, robustez estrutural e análise de riscos. Também membro da IABSE (Associação Internacional de Engenharia de Pontes e Estruturas), o convidado trouxe um olhar aprofundado e prático sobre as oportunidades e desafios do setor.