A edição de 2025 dos prestigiados Prémios Eni Award abre candidaturas para o Young Talents from Africa, destinado a estudantes de doutoramento africanos que se destacam nas áreas de energia e ambiente. Este prémio tem como objetivo apoiar os jovens investigadores no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios energéticos e ambientais que afetam o continente africano.
A Eni, uma das maiores empresas de energia do mundo, atribuirá dois prémios a estudantes que tenham obtido o seu diploma de licenciatura e mestrado ou equivalente, e que estejam atualmente inscritos num programa de doutoramento em universidades ou institutos de investigação africanos. É requisito que os candidatos tenham pelo menos um ano restante no seu programa de doutoramento até julho de 2025, data de anúncio dos vencedores.
Os tópicos de investigação abrangidos pelo prémio incluem, entre outros, energias renováveis, eficiência energética, economia circular, bioeconomia, proteção da biodiversidade e descarbonização. Os projetos devem ter um impacto significativo em África e estar alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a perspetiva de "Um Planeta - Uma Saúde".
Cada um dos vencedores receberá uma placa personalizada e um prémio monetário de 25.000 euros, que deverá ser utilizado exclusivamente para promover as suas investigações. Além disso, os vencedores terão a oportunidade de participar na cerimónia de entrega dos prémios em Itália, com todas as despesas de hospitalidade asseguradas pela Eni.
As candidaturas estão abertas até 20 de dezembro de 2024. Mais informações sobre os requisitos e o processo de candidatura podem ser consultadas no site oficial da Eni Award.
Esta é uma oportunidade única para jovens talentos africanos que desejam contribuir para um futuro mais sustentável através da ciência e inovação tecnológica.