Os académicos e investigadores da Universidade de Cabo Verde, Vanusa Rocha e Álvaro Ruiz, ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), publicaram um paper na prestigiosa revista Cuadernos.info da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Chile.
O trabalho responde a uma convocatória especial sobre Comunicação Organizacional, Comunicação Estratégica e Relações Públicas publicada no seu último número (Nº 58), titulado: “América Latina na investigação em relações públicas". Uma análise de três periódicos científicos sobre a região (2000-2023)”.
O projeto foi desenvolvido em conjunto com o investigador chileno Javier Martínez-Ortiz da Faculdade de Comunicação, História e Ciências Sociais da Universidade Católica da Santíssima Conceição, e responde à linha de pesquisa dos seus três autores: análises de dados, estatística e investigação quantitativa realizadas pela professora Vanusa Rocha, assim como comunicação organizacional, comunicação estratégica e relações públicas que ficou a cargo dos professores Martínez-Ortiz e Elgueta-Ruiz.
O artigo está disponível em espanhol e em inglês no endereço (aceda aqui).
O professor Álvaro Ruiz, no mesmo número da revista supracitada, apresenta também um segundo artigo científico sobre a temática da formação e campo dos roteiristas no Chile.
Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido através de entrevistas semiestruturadas em profundidade, junto com um colega da Universidade de Santiago de Chile (USACH) do país sudamericano.
O projeto, que faz parte de um estudo mais amplo, busca descrever o ensino da escrita audiovisual e a formação de roteiristas no Chile contemporâneo. Os resultados advêm da aplicação do método de entrevistas a 10 renomados roteiristas e professores nacionais da área, verificando a existência de orientações estéticas, exigências técnicas, relações com outros agentes da área ou formas de trabalhar a escrita criativa em pré-produção cênica para cinema e televisão.
Artigo disponível aqui.
A Pontifícia Universidade Católica de Chile, de acordo com os três principais rankings universitários internacionais (Shanghai, Times e QS), encontra-se classificada entre as primeiras instituições de Ensino Superior de América Latina e a sua Faculdade de Comunicações é reconhecida com prestígio internacional.