O docente e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Felisberto Mendes, defendeu com sucesso a sua tese de doutoramento em Química na Universidade de Évora, no dia 5 de abril de 2024. A sua investigação, intitulada "Estudo de mobilidade de fármacos em água: uma abordagem experimental e teórica", investigou a mobilidade de vários fármacos em água, abordando uma questão ambiental importante relacionada à contaminação por compostos farmacêuticos.
O estudo focou em analisar como diferentes fármacos se movem em soluções aquosas. O investigador estudou medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides (cetoprofeno e ibuprofeno), um antipirético (acetaminofeno), um antiepilético (carbamazepina), um beta-bloqueador (atenolol) e vitamina B3 (nicotinamida). Utilizando técnicas como a dispersão de Taylor e simulações de dinâmica molecular, Mendes avaliou a difusão desses fármacos na água sob várias condições de temperatura e concentração.
Os resultados da investigação mostraram que a mobilidade de cada fármaco é fortemente influenciada pelas suas interações com a água. Por exemplo, a carbamazepina apresentou uma mobilidade mais alta do que o esperado, enquanto o ibuprofeno, cetoprofeno e atenolol mostraram mobilidades mais baixas, refletindo as diferentes interações com o solvente.