O docente e investigador José Maria Semedo, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), foi condecorado com a Medalha de Mérito, Segunda Classe, pelo Presidente da República de Cabo Verde. A condecoração foi anunciada no Decreto Presidencial nº 18/2023, de 28 de junho, em reconhecimento ao seu trabalho e às suas contribuições significativas no campo da educação e investigação.
O Professor Semedo é uma das várias personalidades e instituições reconhecidas pelo decreto, que inclui também o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário - INIDA, condecorado com a Medalha de Mérito, Primeira Classe.
A condecoração ocorre num momento em que Cabo Verde celebra o 48º Aniversário da Independência e é uma homenagem ao percurso e às contribuições científicas desenvolvidas na área das ciências naturais e ambientais por especialistas nacionais e estrangeiros.
O Decreto Presidencial destaca a importância da proteção, integração e promoção do património cultural e natural na vida quotidiana das comunidades, nos programas de ordenamento do território e na realização de investigação científica e técnica de conservação.
O Professor Semedo, juntamente com os outros condecorados, tem desempenhado um papel crucial na promoção desses valores e na construção de um Cabo Verde mais sustentável e consciente do seu património natural e cultural.
Esta não é a primeira vez que o Professor Semedo é reconhecido pelo seu trabalho excecional. Em 2014, ele foi condecorado com o Primeiro Grau da Medalha de Serviços Distintos pelo seu papel crucial no processo de candidatura da Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade.