cid.JPG

O Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território (CIDLOT) da Universidade de Cabo Verde retomou no dia 4 de abril a tradição de realização de Ciclo de Conferências Internacionais, visando promover o debate e a partilha de conhecimento entre especialistas e comunidade acadêmica.

No âmbito do quadro da instalação da Unidade Operacional de Investigação em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Territorial, o CIDLOT realizou a 1.ª Edição do Ciclo de Conferências internacionais sobre “Desenvolvimento Sustentável e Gestão Territorial Integrada”, para promover debates científicos sobre temas relevantes nos domínios do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Local.

Presidindo a abertura da Conferência, a Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien, afirmou que o programa de atividades do CIDLOT está “perfeitamente” alinhado com o objetivo central da agenda de investigação e formação avançada da Uni-CV, para aumentar a relevância da ciência na Universidade.

Uma das tarefas fundamentais do CIDLOT, é a promoção de atividades científicas na sociedade para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável em Cabo Verde, referiu a Pró-Reitora.

Como forma de proporcionar aos investigadores associados, oportunidades de partilha dos resultados da sua investigação com os seus pares, a nível nacional e internacional, esta 1.ª edição da conferência reuniu dois conferencistas: A docente da Uni-CV, Judite Nascimento, com o tema “Compreender o Desenvolvimento Sustentável e Gestão Territorial em Cabo Verde”, e Luíz Osteerbeck, do Instituto Politécnico de Tomar, com o tema “Gestão Integrada das Paisagens e Territórios Fronteiras, Adaptações e Tratamento no Século XXI”.

Conforme Judite Nascimento, os temas apresentados abordam a questão do desenvolvimento, sustentabilidade e gestão, sendo estas as componentes de análise do desenvolvimento do território. 

Este Ciclo de Conferências Internacionais serão realizadas no período compreendido entre o mês de abril a dezembro de 2023, sendo proferidas por investigadores da Uni-CV e instituições parceiras, que desenvolvem e promovem investigação científica nos domínios de interesse do CIDLOT e no âmbito da temática global do ciclo

 

 Biografia dos conferencistas da 1.ª edição

Consulte a agenda do ciclo de conferências

Galeria de fotografia

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account