Mestrado Descarbonização Energetica 4Mestrado Descarbonização Energetica 1

Cinco estudantes do Mestrado em Descarbonização Energética em Países  Emergentes e Territórios Insulares já se encontram em solo espanhol na realização da parte prática, referente ao módulo 4 do curso, no ITER – Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis, S.A.

Os mestrandos, Admilson Barbosa, Airton de Pina, António Lopes, Edson de Vasconcelos e Yannir Fortes viajaram para Santa Cruz de Tenerife, Espanha, em fevereiro/ março e devem permanecer até meados/finais de abril na Universidade de La Laguna (ULL).

Questionados sobre a sua experiência até então, António Gomes assegura que tem sido uma “boa experiência a nível do estágio profissional, com orientadores com uma larga experiência relativamente aos conhecimentos práticos de laboratórios. Estão sempre disponíveis no caso de dúvidas e com uma boa dinâmica no que tange às relações humanas”.

Admilson Barbosa  complementa sublinhando o papel do Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis.

“Do ponto de vista tecnológico, tem sido uma rica experiência. Isso porque o ITER que possui uma equipa multidisciplinar com elevada capacidade técnica e experiência em desenvolvimentos de seus próprios softwares e dispositivos elétricos, o que torna o sistema com menos custos e facilidade de manutenção”.

Na mesma linha, Edson de Vasconcelos acrescenta que esta experiência permite “aprofundar conhecimentos nos departamentos de solar, eólico, informática, robótica e ter acesso às várias formas utilizadas no avanço/desenvolvimento das referidas tecnologias e seus subdepartamentos”.

Airton de Pina chama atenção, ainda, pelas semelhanças com o nosso país e pelos ganhos que podemos vir a ter futuramente.

“Está a ser uma experiência encantadora e enriquecedora em uma ilha com bastantes semelhanças com o arquipélago de Cabo Verde, onde encontramos vários pontos que podemos aprender e implementar nas nossas ilhas”.

Por sua vez, Yannir Fortes realça a importância deste tipo de parcerias entre as universidades.

“A mobilidade proporcionada entre (Uni-CV e La Laguna) demostrou o quanto é essencial as parcerias estabelecidas, destacando a grande oportunidade de aprendizagem onde obtivemos ganhos enormes a nível de conhecimento com professores com um alto nível de conhecimento de ambas as partes.

“Isso nos enriquece e nos prepara melhor para os que são os desafios internos no país em relação a transição energética”, conclui Admilson Barbosa.

O curso conta com um total de 13 estudantes e oito ainda vão viajar, também, para realizarem a componente prática do curso no mês de maio.

 

 

Mestrado Descarbonização Energetica 2

Mestrado Descarbonização Energetica 3

 

Sobre o Mestrado

O Mestrado Interuniversitário Internacional em Descarbonização Energética em Países Emergentes e Territórios Insulares é um curso conjunto da Universidade de La Laguna e da Universidade de Cabo Verde, com o financiamento do Cabildo de Tenerife.

O Mestrado conta ainda com a parceria do ITER (Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis), situado nas Canárias, e de instituições cabo-verdianas, designadamente o CERMI (Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial), a Electra (empresa caboverdiana de eletricidade e água) e a Cabeólica (empresa privada com atividade no setor das energias).

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account