Conferencia 10 01

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)  foi palco, nesta terça-feira, 10, de uma conferência intitulada "The enemy within (Ab) using Building Automation and Control Systems for covert data exfiltration’" ministrada pelo docente João Simões, da Universidade de Coimbra, que teve por finalidade debruçar sobre a temática da desfiltração de dados em dispositivos não ligados à internet.

O evento, que teve como espaço o Campus do Palmarejo Grande, versou sobre a tecnologia, a sua automatização e sistemas de controle para recolha de dados secretos. Com o desenvolvimento das tecnologias e a necessidade de extrair informações secretas, o docente Paulo Simões demonstrou que não é impossível, visto que mesmo um dispositivo desconectado da internet, há a possibilidade de ter acesso a esses dados, sobretudo com a inserção de Bags no Sistema de controlo dos edifícios.

João Simões declarou, ainda, que para conseguir fazer uma desfiltração de dados, há que seguir algumas fases, sendo elas: o ataque ao sistema para obter o acesso ao computador, infiltrar e permanecer indetetável sem deixar vestígios e não deixar vestígios da retirada de informações.

A apresentação, que contou com a presença de vários alunos da FCT, seguiu ainda com um leque de matérias da desfiltração de dados e de como conseguir alcançar os resultados.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account