Em reunião realizada na quinta-feira, 23 de setembro de 2021, na sala de reunião do edifício da Administração, o Vice-reitor para Ensino, Formação e Inovação Pedagógica da Universidade Cabo Verde (Uni-CV), João Cardoso e o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Faustino Pinto, discutiram as possíveis áreas de cooperação entre a FMUL e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV.
O encontro entre as duas instituições, busca incrementar a cooperação já existente e proporcionar mais oportunidades de formação científica e cultural para os estudantes da Uni-CV e de Universidade Lisboa. “A génese do ensino superior em Cabo Verde foi fruto da cooperação e a Universidade de Cabo Verde, pela sua missão, é uma instituição que está aberta a cooperação internacional” relata o Vice-reitor para Ensino, Formação e Inovação Pedagógica.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é uma Escola Superior que mergulha as suas raízes científicas na ação dos pioneiros da Medicina Científica em Portugal, incluindo o nosso Prémio Nobel Egas Moniz e muitos outros que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento das ciências médicas em Portugal e no Mundo. Ao longo dos últimos anos a FMUL procurou intensificar a comunicação e as suas relações institucionais, tanto a nível nacional como a nível internacional, com vista ao reforço da sua rede de parcerias institucionais. “Temos todo o interesse e disponibilidade em alargar o leque de colaboração nesta área. Podemos pensar em algum tipo de colaboração na área da saúde”, realça o Diretor da FMUL.
Os dirigentes também conversaram sobre as suas respetivas instituições de ensino superior com a apresentação das suas ofertas formativas, parcerias, mobilidade académica. No encontro definiu-se a área de saúde, para uma possível assinatura de adenda ao protocolo entre a FMUL e FCT da Uni-CV.
A Uni-CV e a Universidade de Lisboa já possuem um acordo de cooperação assinado em 2014 e renovado em 2019. As ações de cooperação a empreender abrangem as seguintes áreas: investigação e docência, cooperação técnica, projetos conjuntos, intercâmbio de pessoal académico, documentação e informação.
Participaram no encontro, o Vice-reitor para Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, o Diretor do FMUL, o Presidente da Comissão Executiva da FCT, Elvis Chantre, a coordenadora do Mestrado Integrado em Medicina, Antonieta Martins, a docente da FCT, Mara Yone Fernandes, a Secretária da Comissão Executiva da FCT, Denise Colito, a Medica Cardiologista do Hospital Agostinho Neto, Vanda Azevedo e o Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade.