Mara_Fernandes.jpg 

Mara.jpgO aumento da expectativa de saúde proporcionado pela ingestão de café, oferece novas oportunidades para identificar novas estratégias terapêuticas. A cafeína tem sido proposta para proporcionar benefícios por meio dos recetores de adenosina A2A, que podem controlar a disfunção sináptica subjacente a algumas doenças cerebrais. Percebendo a importância da ingestão de café, a docente e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, Mara Fernandes, publicou, juntamente com uma equipe internacional multidisciplinar, onde também fez parte durante o doutoramento, os resultados da sua investigação em Neuromodulação e efeitos neuroprotetores de ácidos clorogênicos na revista Scientific Reports, da prestigiada editora Nature.

Durante a investigação, a docente e investigadora demonstrou que consumo regular de quantidades moderadas de café oferece uma proteção robusta contra doenças crónicas associadas à idade, aumentando assim a expectativa de saúde com o envelhecimento. Mara Fernandes afirma que “as doenças cerebrais têm uma grande carga e a ingestão de café atenua as doenças neuropsiquiátricas com uma relação inversa robusta entre a ingestão de café e as condições depressivas relacionadas ao humor, bem como com a deterioração cognitiva”.

“A cafeína é o principal constituinte do café envolvido nesses efeitos neuroprotetores, especialmente porque estudos em animais identificaram que a cafeína e o bloqueio seletivo dos alvos moleculares da cafeína - recetores de adenosina - oferecem uma proteção robusta contra disfunção de humor e memória em modelos animais de doença cerebral”, destaca a docente no artigo

Equipa internacional – Além da docente Mara Yone Fernandes, autora principal, faziam parte da equipa investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Portugal, do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará, Brasil e do Centro de Ciências Naturais e Exatas do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Mara Yone Fernandes é doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (coadjuvado pela Universidade de Coimbra), tendo defendida a tese intitulada “α-Bisabolol protege da lesão cerebral isquémica, por um mecanismo que envolve inibição da inflamação e do estresse oxidative” na qual foi distinguida como a melhor tese defendida no ano 2019, no programa de Pós-Graduação em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará, Brasil e, por via disso, nomeada candidata para o PRÉMIO CAPES DE TESE, que é outorgado às melhores teses de doutorado defendidas no Brasil.

Revista Scientific Reports - A Scientific Reports é uma revista de acesso livre (open access) da editora Nature. Apesar de ser uma revista relativamente nova é já muito prestigiada, com um alto fator de impacto dentro das áreas das ciências naturais, medicina e engenharia. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account