IMG_8976Uni-CV preside abertura oficial da primeira edição do Mestrado em Estudos Ingleses.JPG

A Reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Judite Medina do Nascimento, presidiu a abertura oficial da primeira edição do mestrado em Estudos Ingleses: Linguística e Ensino da Língua Inglesa (MEI), na segunda-feira, 6 de janeiro, no auditório do Campus do Palmarejo. O ato contou com intervenções do Embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, Jeff Daigle, da Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), Arminda Brito e do Diretor do Mestrado, Saidu Bangura.

A Reitora da Uni-CV recordou que o projeto inicial perspetivava o mestrado em Ensino da Língua Inglesa, Língua Estrangeira em parceria com a BSU e a Universidade do Porto. Aos longos dos anos, foi-se transformando num programa mais vasto. “Hoje é uma realidade, temos a honra e o orgulho de inaugurar um projeto muito esperado, o mestrado em Estudos Ingleses: Linguística e Ensino da Língua Inglesa”, acrescentou.

Com uma visão clara da aposta da cooperação internacional, o MEI “conta com a parceria da BSU, parceria de longa data, com a qual também construiu os alicerces do grupo disciplinar do programa de graduação ao formar docentes da Uni-CV como mestres. Também conta com a parceria da Universidade do Porto, parceira de longo percurso, com a qual a Uni-CV tem desenvolvido diversos projetos de formação graduada, profissionalizante, projetos de investigação conjuntos”, apontou Judite Medina do Nascimento em forma de agradecimento. 

Por sua vez, o Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, reiterou que a promoção da língua inglesa é uma das prioridades da sua missão em Cabo Verde.


“Este é o primeiro mestrado em Estudos Ingleses na Universidade de Cabo Verde e envolve 4 instituições: a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, a Bridgewater State University, a Universidade do Porto e a Universidade de Cabo Verde. As tecnologias nos dias atuais tornaram o mundo cada vez mais conectado com o avanço tecnológico, caraterístico da globalização. Aprender outra língua, além da materna como por exemplo o inglês, tornou-se um imperativo à luz do volume de informações. A língua inglesa é o idioma mais presente nas diferentes manifestações, tornando-se uma língua global”, disse o Presidente da FCSHA.

O Diretor do MEI, Saidu Bangura, destacou a importância do programa e mostrou que a Universidade de Cabo Verde pode funcionar como uma plataforma transatlântica científica, conectando a Europa, as Américas e a África.

IMG_9022Uni-CV preside abertura oficial da primeira edição do Mestrado em Estudos Ingleses.JPG

Em seguida, João Rosa, Professor Associado da Bridgewater State University, proferiu uma aula inaugural sob o título “The power of language & the language of power: the transformative power of a critical pedagogy in re-centering power relations”.

{os-gal-152}

 

Uni-CV lança novo mestrado em Estudos Ingleses: Linguística e Ensino da Língua Inglesa

A Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA) da Universidade de Cabo Verde procede à abertura oficial do novo mestrado em Estudos Ingleses: Linguística e Ensino da Língua Inglesa, no dia 6 de janeiro, às 16:30, no auditório do Campus de Palmarejo, cidade da Praia, em parceria com a Universidade do Porto, Portugal, a Bridgewater State University e a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde.

A sessão oficial será presidida pela Magnifica Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e Sua Excelência o Embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, Jeff Daigle.

A aula inaugural será proferida pelo Doutor João Rosa, Professor Associado da Bridgewater State University, sob o título “The power of language & the language of power: the transformative power of a critical pedagogy in re-centering power relations”. 

O mestrado em Estudos Ingleses: Linguística e Ensino da Língua Inglesa tem por objetivo aprofundar o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira; incentivar o pensamento crítico em questões de educação linguística e fenómenos culturais do mundo de língua inglesa; introduzir os conceitos-chave da área científica e humanista de ensino do inglês como língua estrangeira; utilizar métodos de ensino e aprendizagem da língua através de diferentes estratégias e técnicas; aprofundar os estudos das literaturas e culturas dos países de língua inglesa; aperfeiçoar a competência para o exercício da profissão seja no ensino seja em outras atividades inteletuais ou profissionais que requeiram o uso do inglês; promover o uso eficiente dos recursos tecnológicos aplicáveis ao ensino e à aprendizagem da língua inglesa.

A sessão solene realiza-se em simultâneo por videoconferência com a Delegação da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, em São Vicente.

Conferencia-Inaugural-Mestrado-Ingles (1).png

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account