coloquio csdg 2021A Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde organiza o II Colóquio “As Ciências Sociais em Cabo Verde”, cujo lema é “As Ciências Sociais e as Disrupções Globais: Desafios, reposicionamentos e possibilidades de novas respostas”. O evento terá lugar entre os dias 25 e 26 de novembro no campus da Universidade de Cabo Verde, na cidade de Praia. 

De natureza internacional, o II Colóquio tem como objetivo essencial fomentar e aprofundar as discussões em torno de eixos temáticos fundamentais para a compreensão de problemáticas contemporâneas, nomeadamente as ligadas às transformações por que passam as sociedades contemporâneas, assim como as grandes questões delas decorrentes. O modelo do evento privilegia tanto a organização de ‘Grupos de Trabalhos’, como as ‘Mesas Redondas’, procurando integrar, num vasto painel de discussão, investigadores que cruzam os campos científicos das Ciências Sociais e das Humanidades.

Para os promotores e responsáveis pela organização, o segundo colóquio retoma os trabalhos desenvolvidos na primeira edição, reforçando, por um lado, os processos de pesquisa e de comunicação científica em Cabo Verde e, por outro lado, ampliando o diálogo entre os investigadores cabo-verdianos e a comunidade científica internacional. Desta feita, o IIº Colóquio inscreve-se nesse conjunto de situações podendo desta forma constituir um importante espaço de (i) socialização dos trabalhos de investigação produzidos nos últimos anos sobre Cabo Verde bem como os que fazem interface com outros contextos; (ii) reflexão e partilha de questionamentos epistémicos, teóricos e metodológicos que,  na presente conjuntura, melhor se adequam aos maiores desafios; (iii) prospeção dos desafios futuros que se colocarão às ciências sociais e humanas  no futuro próximo, tanto em termos temáticos e de perspetivas teórico-metodológicas quanto no tipo de interface com outras áreas do saber e com a sociedade em que se inserem e com a qual dialogam e/ou devem dialogar.

Realça-se que este Colóquio integra a política de internacionalização da Universidade de Cabo Verde. A primeira edição, que data do ano 2012, resultou de uma colaboração da UniCV com a Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, tendo mobilizado várias dezenas de investigadores nacionais e estrangeiros, provenientes de várias instituições universitárias. Constituiu, assim, um profícuo espaço de reflexão sobre o estado da arte das Ciências Sociais em e sobre Cabo Verde, ao mesmo tempo que sugeriu pistas teóricas, metodológicas e temáticas suscetíveis de conduzir a um amadurecimento progressivo do processo de produção de conhecimento. 

Para mais informações, consulte o desdobrável (em anexo) e site do Colóquio Internacional de Ciências e Sociais, https://unicv.edu.cv/pt/csdg.

Programa do Colóquio

Resumo das comunicações

Programa mini curso

0001_csdg.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account