Imagem-WhatsApp-2024-11-07-às-20.34.49_f00ee151.jpg

As possibilidades de leitura do mundo pelos alunos e alunas e a sua relação com a leitura das palavras, dos textos e dos contextos foram o foco central do seminário "Leituras do mundo, leitura da palavra: desafios em torno da educação", realizado nesta quinta-feira, 7 de novembro, em Assomada, Cabo Verde.

O evento reuniu professores e professoras das Escolas Ex-EBC de Assomada e do Agrupamento V de Santa Catarina-Ribeira da Barca, que discutiram a elaboração de práticas educativas inovadoras e o uso crítico dos manuais escolares e dos seus processos de produção. A iniciativa partiu da leitura coletiva do livro "A importância do ato de ler", do renomado educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), explorando as suas reinterpretações e possibilidades transformadoras através da partilha e valorização das experiências e conhecimentos dos educadores.

Organizado pela Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde, em colaboração com o grupo Informação, Leitura e Formas de Escrita do CHAM – Centro de Humanidades da FCSH NOVA, e os dirigentes escolares, o seminário é uma realização da Rede Internacional História das Pedagogias, Patrimónios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa.

O encontro proporcionou um espaço de partilha e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas atuais, incentivando os professores a repensarem a forma como os alunos interagem com o conhecimento e o mundo ao seu redor. Através das ideias de Paulo Freire, destacou-se a importância de uma educação que promova a consciência crítica e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.

Os participantes debateram estratégias para integrar a leitura do mundo e da palavra nas suas práticas docentes, enfatizando a necessidade de contextualizar o ensino e torná-lo mais relevante para a realidade dos alunos. O uso crítico dos manuais escolares e a análise dos processos de produção destes materiais também foram abordados, com o objetivo de desenvolver ferramentas pedagógicas mais inclusivas e eficazes.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account