Memorando_entendimento_UNICV_MC_ME.png 

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o Ministério das Comunidades (MdC) e o Ministério da Educação (ME) assinaram um Memorando de Entendimento para a criação da Cátedra da Diáspora, Migrações e Estudos Interculturais (CaDMEI). O evento ocorreu na quarta-feira, 18 de outubro, na Faculdade de Educação e Desporto em Assomada. O memorando foi assinado por representantes de alto nível das respetivas instituições. Este ambicioso projeto foi instalado no Polo III da Uni-CV, em Cruz Grande, Concelho de Santa Catarina.

A CaDMEI, uma unidade de investigação multidisciplinar, visa incentivar a investigação científica na área da Diáspora e estudos das migrações, fomentar a mobilidade académica e promover a inclusão de Cabo Verde no sistema global de ciência, entre outros objetivos. Entre as iniciativas destacam-se a criação de uma base de dados sobre a diáspora cabo-verdiana, a elaboração de programas de graduação e pós-graduação e a instalação do Centro de Documentação Internacional sobre Migrações e Interculturalidade.

A cooperação entre o MdC, o ME e a Uni-CV tem como objetivo promover a identidade e a participação da diáspora cabo-verdiana no desenvolvimento de Cabo Verde. Além disso, as partes comprometem-se a divulgar os trabalhos realizados, a promover diálogos técnico-científicos e a criar um Observatório da Diáspora.

O estabelecimento da CaDMEI representa um passo significativo para Cabo Verde, reforçando os laços entre a diáspora e o país e promovendo o estudo e a compreensão das migrações e da interculturalidade.

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account