Equipo_ciencias_da_educacion.jpg 

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade de Santiago de Compostela (USC) estão a fortalecer os seus laços académicos e científicos através de uma colaboração inovadora na área da educação. O Grupo de Investigação Esculca, liderado pelo professor Alexandre Sotelino da USC, está a tomar a iniciativa neste projeto pioneiro.

Este projeto, intitulado "Aprendizagem-Serviço e Cooperação para o Desenvolvimento: Formando para a Cidadania Global", foi financiado pela Xunta de Galícia e recebeu a máxima pontuação na avaliação geral. O projeto visa promover a institucionalização da metodologia de Aprendizagem-Serviço (ApS) na Uni-CV, replicando o modelo bem-sucedido implementado na USC.

A Aprendizagem-Serviço é uma metodologia educativa que combina processos de aprendizagem com a realização de tarefas de serviço à comunidade. Esta abordagem permite que os estudantes se formem a partir de uma perspetiva aplicada e contextualizada, enquanto atendem às necessidades sociais da comunidade.

Segundo o professor Sotelino, "o objetivo é que a academia e a sociedade se aproximem através de uma metodologia de aprendizagem ativa como é a ApS. Desta forma, os alunos podem se formar enquanto atendem às necessidades sociais da comunidade".

Membros do Grupo Esculca visitarão a Uni-CV para avançar na implementação deste projeto, que já resultou em diversas atividades formativas, formação de doutorandos e estadias de pesquisa, como a de Aleida Furtado na USC no último ano académico.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account