O VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (VI EALusófono) será realizado de 02 a 05 de novembro de 2021, na Ilha de São Vicente, com algumas atividades também na Ilha de Santo Antão.
O tema central deste congresso é “OCEANO, LUSOFONIA e EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS DE ESPERANÇA PARA UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIO-ECOLÓGICA NA CPLP” e será abordado com a multiplicidade de olhares que cruzam com o campo da Educação Ambiental dos países, regiões e comunidades falantes da língua portuguesa.
O VI EALusófono é acolhido pela Universidade de Cabo Verde e, toda a preparação logística está na fase de consolidação. Está confirmada a participação dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Brasil, Espanha, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. As delegações incluem: políticos, pontos focais da CPLP, cientistas, educadores, ambientalistas, estudantes e outros. A chegada das mesmas em São Vicente dá-se a partir do dia 28 de Outubro. Todas as condições de segurança sanitária estão asseguradas, com o envolvimento de diversas instituições locais e, com o cumprimento dos protocolos e normas internacionais associadas ao COVID-19 e a outras doenças transmissíveis.
Em termos programáticos, as atividades a serem realizadas são: conferências, comunicações orais, oficinas, minicursos, mesas de diálogo, apresentação de pósteres e livros, ciclo de cinema, visitas à parques e reservas naturais de São Vicente e Santo Antão, entre outros.
O local central de realização das atividades é a FAeD Faculdade de Educação Fisica e Desporto da UNICV, na Av. Prof. Alberto Leite, em frente à Escola Técnica de Mindelo, mas também serão realizadas atividades na EICM (Escola Técnica), Liceu Velho, CCM Centro Cultural do Mindelo, Monte Verde, Baia Norte, Planalto Norte e Planalto Leste (Ilha de Santo Antão).
Nos dias 2, 3 e 5 de novembro, das 08h30 às 12h30 serão realizadas as conferências no auditório da FAeD e, no período da tarde, das 14h30 às 18h30 várias salas e locais, com as outras atividades estarão a funcionar.
O dia 4 de novembro é inteiramente dedicado à atividades oudoor, com foco nos parques naturais e reserva da biosfera, com a participação das comunidades locais, em São Vicente e Santo Antão.