Visita_IPC.jpg

No âmbito do Projeto 2020-1-PT01-KA107-077951 International Credit Mobility (ICM), para a mobilidade, estágio/treinamento, a Universidade de Cabo Verde recebeu, na terça-feira, 12 de outubro, uma visita de cortesia da delegação do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), na sala de reuniões do Edifício 1, do Campus do Palmarejo Grande.

O objetivo da visita da delegação do IPC é de realizar uma investigação transcultural de análise dos níveis de Atividade Física e comportamento sedentário das populações, transtornos e atrasos do desenvolvimento psicomotor, bem como da performance e coordenação motora ao longo da vida (crianças, jovens, adultos e idosos). Recorrer-se-á à acelerometria e à avaliação da competência e coordenação motoras (Motor Competence Assessement, MABC 2, KTK e TGMD-3) e tarefa de levantar a partir da posição supina (Supine to Stand Task).

A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, agradeceu a presença dos representantes e demostrou felicidade em recebê-los novamente na Uni-CV. Recordou que o IPC esteve na montagem e implementação do primeiro curso de educação física na Universidade de Cabo Verde: “Faz parte da história do curso que nós temos, sob a coordenação do professor Filomeno, que ainda continua à frente deste grande projeto", reiterou.

A Reitora considera que foi um prazer retomar os projetos com o IPC, mesmo depois de muitos anos e num formato diferente. “Hoje somos uma instituição que continua a contribuir para o desenvolvimento do ensino público, já num patamar diferente, mas carregando todo o legado que as instituições antecedentes deixaram”.

Por seu turno, a Pró-Presidente do IPC, Maria João Cardoso, fez uma breve revisão da Instituição de Coimbra. “Em Portugal nós temos um sistema binário, ensino superior universitário e politécnico. O sistema politécnico integra-se assim na família das universidades de ciências aplicadas na Europa.

“O nosso ensino tem uma versão tem uma vertente relativamente prática, do saber fazer. Portanto o Instituto Politécnico integra seis escolas: uma escola anterior que já tem 133 anos, uma escola de negócios, uma escola de engenharia, uma escola de educação, uma escola de saúde que é a mais recente, e uma escola de tecnologia e gestão”, sublinhou Maria João Cardoso.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account