A Universidade de Cabo Verde (UniCV) realiza nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, no Novo Campus, o V Colóquio Cabo-verdiano de Educação, subordinado ao tema: “Currículo, Tecnologias e Sociedade - Desafios da Escola para uma nova normalidade”. O envio de propostas de comunicação decorre até ao dia 07 de julho.

O CEDU 2021 perspetiva debates e intercâmbio de conhecimentos. Os especialistas questionarão os pressupostos da congregação tripartida de currículo, tecnologias e sociedade, face a questões de integração, tendo como meta, o fixado no 4.º objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que visa: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Eixos temáticos

  1. Currículo: Programas, conteúdos, propósitos, objetivos e resultados. Bases curriculares, inovações pedagógicas em tempos de distanciamento social; avaliação das aprendizagens, conteúdo x competências e políticas curriculares no contexto da educação inclusiva;
  2. Tecnologias aplicadas à Educação: As Tecnologias da Informação e da Comunicação ganham importância como ferramentas para manter os processos de aprendizagem em meio ao distanciamento social. Tipologia, estado da arte da engenharia de ambientes virtuais de aprendizagem, direito ao acesso à internet, acesso às ferramentas tecnológicas (computadores, smartphones, tablets, etc) no enfrentamento das desigualdades sociais.
  3. Inclusão: políticas, modelos, escolas e universidades como locus de ações afirmativas inclusivas; políticas de enfrentamento da desigualdade de género e desigualdade social na Educação;
  4. Educação para Mudanças Sociais/Crises e Sustentabilidade: inclusão, empreendedorismo, financiamento do ensino superior; políticas de permanência escolar/académica, impactos económicos do abandono escolar; formação e pesquisa nas principais áreas de interesse em ciência e tecnologia, entre outros.

Os formulários de inscrição e as propostas de resumo (Anexo I) deverão ser enviados através do endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. de 07 de junho de 2021 a 07 de julho de 2021, com proposta, pelo(s) autor(res), do subtema em que se inserem. O nome do ficheiro deve ser o mesmo que o da proposta de resumo. A participação no Colóquio está condicionada à inscrição, de pelo menos um, dos autores dos trabalhos submetidos.

Contacto |  Comissão Organizadora: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informações no site do evento.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account