A Escola de Formação de Professores de Assomada realizou hoje, dia 25 de janeiro de 2016, nas instalações da EFPA – Escola Técnica de Assomada, uma Jornada de Reflexão orientada pela temática “Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular: Propostas de Intervenção Pedagógica”, envolvendo estudantes e professores do IUE, professores do Ensino Básico e Dirigentes da Delegação do Ministério da Educação de Santa Catarina. A mesma foi presidida pelo Presidente do Instituto universitário de Educação, Professor Doutor António Tavares de Jesus.

A jornada está ancorada na evidência de que as escolas devem continuar a reforçar as condições de ensino-aprendizagem ajustadas às dificuldades das crianças com NEE, de modo a proporcionar-lhes uma educação de qualidade e ciente de que a educação inclusiva pressupõe, segundo Rodrigues (2006), uma participação plena numa estrutura em que os valores e as práticas são delineados tendo em conta todas as características, interesses, objetivos e direitos de todos os participantes no ato educativo.

O evento visa proporcionar momentos de partilha de conhecimentos na área da inclusão de alunos do Ensino Básico com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para tanto, preconizou-se identificar os trabalhos desenvolvidos pelos diferentes intervenientes na área da educação inclusiva, nomeadamente escolas, salas de recurso e associações de deficientes e partilhar propostas práticas de intervenção pedagógica para diferentes tipos de NEE.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account