chatbotuncv.jpg

A Universidade de Cabo Verde desenvolve tecnologia de inteligência artificial, na forma de Chatbot, disponibilizado aos estudantes, uma conta que permitirá esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição, matrícula, oferta de cursos e bolsas de estudos, com interação humana apenas nos itens que o estudante não aprendeu a resolver.

No momento em que decorrem, entre outras, as inscrições e as renovações de matrícula, a Universidade de Cabo Verde recebe diariamente mais de 50 mensagens no Facebook Messenger de diferentes públicos. Para colmatar a situação de demora em termos de resposta e melhorar a comunicação interna e externa, a Universidade de Cabo Verde desenvolveu um Chatbot, com o nome Unibot, para auxiliar no atendimento online e oferecer uma experiência mais eficiente e ágil aos estudantes.

O assistente virtual utiliza as capacidades cognitivas, que permitem a conversa entre o usuário e o sistema com linguagem natural, similar à comunicação entre humanos.

Nesta primeira fase do projeto, o assistente virtual atende os principais assuntos alvo de busca pelos estudantes e transfere para os atendentes da universidade as dúvidas que ainda o usuário não aprendeu a responder, para que o sistema seja treinado continuamente de acordo com as novas interações humanas. Funcionários, docentes e sociedade em geral poderão assinar notícias de acordo com a sua área de interesse e enviar informações direcionadas para um segmento especifico. Nas próximas fases, os estudantes poderão solicitar serviços, receber notas, inscrever-se em exames diretamente por essa interface de atendimento interativa.

Com o assistente virtual, a operação de atendimento fica disponível 24 horas e em todos os dias da semana. Com o Chatbot, a Universidade de Cabo Verde pode melhorar a interação com os seus clientes e oferecer um serviço mais ágil e eficiente. O Chatbot entende a linguagem natural humana, processa a informação de maneira inteligente e devolve aos usuários respostas com um alto grau de acurácia e confiabilidade. O grande diferencial é a interpretação da intenção das perguntas e do contexto, bem como a sua capacidade de responder de forma muito semelhante à de um ser humano.

O Chatbot está disponível em https://www.facebook.com/messages/t/unicv.edu.cv

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account