unnamedDoze estudantes do segundo ano de Licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Desporto em Mindelo participaram da edição 2020 do URDI – Feira do Artesanato e do  Design de Cabo Verde, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2020.

Esta participação foi enquadrada no âmbito da Unidade Curricular de Elaboração de Projeto em Educação do referido curso, sob a orientação da professora Maria Miguel Estrela e com o apoio da  técnica do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, Vânia Pachito.

Neste programa, os estudantes participaram mais especificamente da rúbrica Oficinas, que previa a  realização de um conjunto de atividades tendo como foco a relação entre a educação e o artesanato.  Estas atividades estavam assentes na iniciação à investigação científica para crianças e  adolescentes, a partir da metodologia investigação–ação e bases pedagógicas enquadradas na  metodologia de trabalho de projeto. O objetivo desta lógica é explorar a componente educativa do  artesanato e o seu papel no desenvolvimento e na formação dos mais jovens, com vista ao  conhecimento e à valorização do património artesanal nacional, bem como na formação de novos  públicos.

Deste modo, os estudantes prepararam e executaram as oficinas envolvendo 78 alunos de quatro escolas (Monte Sossego, EICM, Ribeira Bote e Ribeira de Calhau) e os resultados finais foram apresentados no evento Grandes Conversas no sábado 28 de novembro, no Centro Cultural do Mindelo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account