unnamedDoze estudantes do segundo ano de Licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Desporto em Mindelo participaram da edição 2020 do URDI – Feira do Artesanato e do  Design de Cabo Verde, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2020.

Esta participação foi enquadrada no âmbito da Unidade Curricular de Elaboração de Projeto em Educação do referido curso, sob a orientação da professora Maria Miguel Estrela e com o apoio da  técnica do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, Vânia Pachito.

Neste programa, os estudantes participaram mais especificamente da rúbrica Oficinas, que previa a  realização de um conjunto de atividades tendo como foco a relação entre a educação e o artesanato.  Estas atividades estavam assentes na iniciação à investigação científica para crianças e  adolescentes, a partir da metodologia investigação–ação e bases pedagógicas enquadradas na  metodologia de trabalho de projeto. O objetivo desta lógica é explorar a componente educativa do  artesanato e o seu papel no desenvolvimento e na formação dos mais jovens, com vista ao  conhecimento e à valorização do património artesanal nacional, bem como na formação de novos  públicos.

Deste modo, os estudantes prepararam e executaram as oficinas envolvendo 78 alunos de quatro escolas (Monte Sossego, EICM, Ribeira Bote e Ribeira de Calhau) e os resultados finais foram apresentados no evento Grandes Conversas no sábado 28 de novembro, no Centro Cultural do Mindelo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

    Follow us!
    Copy Link