Doze estudantes do segundo ano de Licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Desporto em Mindelo participaram da edição 2020 do URDI – Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2020.
Esta participação foi enquadrada no âmbito da Unidade Curricular de Elaboração de Projeto em Educação do referido curso, sob a orientação da professora Maria Miguel Estrela e com o apoio da técnica do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, Vânia Pachito.
Neste programa, os estudantes participaram mais especificamente da rúbrica Oficinas, que previa a realização de um conjunto de atividades tendo como foco a relação entre a educação e o artesanato. Estas atividades estavam assentes na iniciação à investigação científica para crianças e adolescentes, a partir da metodologia investigação–ação e bases pedagógicas enquadradas na metodologia de trabalho de projeto. O objetivo desta lógica é explorar a componente educativa do artesanato e o seu papel no desenvolvimento e na formação dos mais jovens, com vista ao conhecimento e à valorização do património artesanal nacional, bem como na formação de novos públicos.
Deste modo, os estudantes prepararam e executaram as oficinas envolvendo 78 alunos de quatro escolas (Monte Sossego, EICM, Ribeira Bote e Ribeira de Calhau) e os resultados finais foram apresentados no evento Grandes Conversas no sábado 28 de novembro, no Centro Cultural do Mindelo.