imagem simposio psicologia

O Presidente da Escola de Negócios e Governação (ENG) vai participar no IX Simpósio Internacional de Investigação em Psicologia na Universidade do Algarve, Portugal, que vai decorrer de 30 de junho a 2 de julho.

O evento vai tomar lugar no Grande Auditório da Universidade do Algarve. O Presidente da Escola de Negócios com o trabalho "A Perpetuação dos Comportamentos Antissociais em Jovens Cabo-Verdianos: Um Estudo Preditivo"

Conheça o resumo:

Em Cabo-Verde, desde finais dos anos 90, tem-se assistido a um aumento crescente nos comportamentos antissociais cometidos por jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos de idade. Todavia, o conhecimento acerca dos fatores que estão na génese e manutenção de tais comportamentos revela-se, ainda, incipiente. Neste estudo procurou-se identificar os fatores que predizem comportamentos antissociais auto relatado nos jovens em Cabo-Verde, recorrendo-se, para o efeito, ao International Self-Report Delinquency-3, adaptado e validado para o contexto cabo-verdiano, a partir da versão do ISRD-2. A amostra foi constituída por 535 alunos de ambos os sexos a frequentar o ensino público em Cabo Verde. Os resultados indicam que os adolescentes com menos atitudes antissociais são também aqueles com menor probabilidade de se envolverem em comportamentos antissociais. Da mesma forma, e ainda que apenas se revele marginalmente significativa, os adolescentes que relatam maior envolvimento em atividades antissociais evidenciam uma maior probabilidade de se envolverem em atividades de ocupação dos tempos livres disruptivas. Estes resultados são analisados em termos das suas implicações para a prevenção da delinquência.
Palavras-chave: Comportamentos antissociais; Delinquência juvenil; Perpetradores; Prevalência.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account