Iniciativa visa capacitar profissionais e promover o desenvolvimento sustentável das indústrias criativas em Cabo Verde

cursos_cesp_01.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), lançou oficialmente na quarta-feira, 25 de setembro, dois novos Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) nas áreas de Produção Cultural e Gestão de Projetos e Instituições Artísticas e Culturais. A cerimónia, realizada no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia, foi transmitida online, marcando um passo para a profissionalização do setor cultural no país.

Os novos cursos foram desenvolvidos com o apoio do programa PROCULTURA, uma ação do Programa Indicativo Multianual PALOP–Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P., e pela Fundação Calouste Gulbenkian. O objetivo central é capacitar profissionais com competências essenciais para desenvolver e gerir projetos culturais e artísticos, promovendo o crescimento e a sustentabilidade deste setor estratégico, tanto a nível nacional como internacional.

cesp_01_lan.jpg

"Estes cursos vêm preencher uma lacuna no âmbito da profissionalização, criando ferramentas essenciais para que os trabalhadores do setor possam ter melhores condições de acesso a oportunidades de rendimento e financiamento," destacou a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, durante o seu discurso.

Durante a sessão de lançamento, foram apresentados os detalhes da estrutura curricular dos dois cursos, a metodologia de ensino e o impacto esperado na formação de profissionais das indústrias criativas. Discutiram-se também as oportunidades de mercado que estas formações proporcionarão, incluindo o desenvolvimento de redes de contacto (networking) e a criação de novas oportunidades de emprego nas áreas da cultura e produção artística.

O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, enfatizou a importância da iniciativa: "Estes dois cursos vão ajudar a transformar a forma de ver e cuidar da produção cultural e artística em Cabo Verde. Ter uma competência técnica mais especializada dará uma melhor visão e orientação ao desenvolvimento dessas atividades."

 cesp_vandra_.png

Parcerias e bolsas de Estudo

A Diretora-Geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro, anunciou que o MCIC financiará 12 bolsas de estudo para os cursos, num valor total de 1,2 milhões de escudos. "Queremos realmente continuar a ser parceiros. O Ministério vai financiar bolsas, mas estamos a ver a possibilidade de, no futuro, apoiar também com a vida dos estudantes que estarão a fazer estágios presenciais," afirmou.

O Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Luís Queirós, realçou o potencial da iniciativa: "O objetivo destes cursos é aproveitar este talento, esta riqueza cultural que todos sabemos que existe em Cabo Verde, e dar um pequeno apoio para poder ir mais longe na sustentabilidade dos projetos, na sua capacidade técnica de os promover."

 

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Esta iniciativa integra-se numa estratégia mais ampla do Governo de Cabo Verde para promover a profissionalização do setor cultural e artístico, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A formação é considerada um pilar fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável, promovendo a criação de emprego digno e o fortalecimento da economia criativa.

"A cultura é o cimento que torna as nossas sociedades mais coesas. Através da cultura, celebramos o que nos une, mas também o que nos torna únicos," ressaltou a Embaixadora Carla Grijó, sublinhando a importância da cultura como setor económico e social.

Candidaturas Abertas 

As candidaturas para os novos cursos já estão abertas, e os interessados podem inscrever-se através da plataforma de candidaturas da Uni-CV. Os cursos serão ministrados em formato híbrido, combinando aulas online e presenciais, especialmente durante a componente prática.

A Uni-CV e os seus parceiros expressaram a intenção de continuar a fortalecer a colaboração e buscar novas formas de apoio para garantir o sucesso dos programas. "Essa é a missão da Universidade de Cabo Verde: produzir conhecimento que chegue às pessoas e consiga fazer a mudança na vida delas," concluiu o Reitor José Arlindo Barreto.

O PROCULTURA é uma iniciativa que visa contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e em Timor-Leste. O programa promove a formação, a profissionalização e o fortalecimento das capacidades institucionais e legislativas no setor cultural.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account