projeto_investigacao_grogue.jpg

Numa iniciativa que combina investigação cultural e sustentabilidade, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Kennesaw State University dos Estados Unidos deram início a um projeto para estudar as dinâmicas do álcool artesanal, conhecido localmente como grogue, e o seu impacto nas comunidades cabo-verdianas. O projeto, intitulado "Contested Values and Sustainable Livelihoods of Artisanal Alcohol in Cabo Verde", financiado pelo programa "US National Science Foundation’s Division Of Behavioral and Cognitive Sciences Cultural Anthropology", conta com um orçamento de 313.827,00 USD para ser executado ao longo de três anos.

Liderada pelo especialista em Antropologia Económica da Kennesaw State University, Brandon D. Lundy, a equipa de investigação é constituída por um grupo interdisciplinar que inclui Nancy Pullen e Mark Patterson, ambos da área de Geografia e Ciências Geoespaciais, e Monica Swahn, epidemiologista do álcool. Do lado da Uni-CV, o projeto conta com a especialista em Antropologia e Desenvolvimento Rural, Maria de Lourdes Silva Gonçalves, e o engenheiro químico e gerente da ETAConsulting, Elisângelo Monteiro.

O estudo foca-se em entender como o grogue, parte integrante do património cultural de Cabo Verde, é percecionado e gerido pelas comunidades locais, tanto em contextos urbanos como rurais. A investigação procura descobrir como esta tradição alcoólica pode simultaneamente reforçar e desafiar os meios de subsistência locais sob condições económicas restritas.

Para atingir esses objetivos, os investigadores adotam uma abordagem de etnografia colaborativa, utilizando entrevistas, inquéritos, diários de consumo e redes socioeconómicas para gerar StoryMaps e publicações de acesso livre que ilustram a complexidade da produção de grogue e o seu papel na sociedade cabo-verdiana.

Até ao momento, a equipa já realizou extensos trabalhos de campo nas ilhas de Santiago e Santo Antão, onde o grogue é uma presença cultural e económica. O envolvimento de estudantes da Uni-CV, como Helder Tavares e Berenice Tavares, tem sido crucial para o mapeamento das unidades de produção de grogue, mas também na condução de entrevistas e na aplicação de questionários.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account