Nota de pesar pelo falecimento do Professor João Nildo ViannaFoi com imensa tristeza que tomamos conhecimento do repentino falecimento, na sequência de um AVC, do Professor João Nildo de Sousa Vianna. Era docente da Universidade de Brasília e Coordenador Internacional e docente do Programa de doutoramento em Gestão Políticas Ambientais da Uni-CV.

O Professor João Nildo Vianna foi um dos promotores da criação da Rede Luso-brasileira de Estudos Ambientais, fundada em abril de 1997. Ele foi um defensor e promotor acérrimo da integração dos Países Africanos de Língua Portuguesa na rede, o que levou à sua transformação em Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, a REALP, em 2011 e consequente integração de Cabo Verde, Angola e Moçambique. A Uni-CV iniciou a sua colaboração com a REALP, como convidada para as reuniões anuais, desde 2004. 

Uma das grandes marcas da participação da Universidade de Cabo Verde na REALP é o Projeto Científico e Pedagógico de Doutoramento Internacional em Gestão e Políticas Ambientais, cuja primeira Edição está a ser acolhida pela Uni-CV e que foi implementado com uma parceria muito estreita e frutífera entre 13 Universidades de 5 países de Língua Portuguesa, nomeadamente Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.  O Professor João Nildo desempenhou até ontem, um papel fundamental e determinante na construção do projeto e na sua cocoordenação internacional, bem como na sua execução plena, enquanto docente. A sua última mensagem no quadro do programa foi enviada ontem, algumas horas antes do seu falecimento. 

Desde 2004 desenvolveu uma colaboração institucional muito próxima e frutífera com a Uni-CV, tendo resultado no reforço dos laços entre a Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Brasília. Igualmente, graças à sua dinâmica, profissionalismo, integridade, liderança e espírito de partilha e colaboração, a Universidade de Cabo Verde também estreitou laços com outras Universidades brasileiras. A liderança por ele exercida na REALP, contribuiu para a perenidade da rede e para a diversificação dos projetos entre elementos das comunidades académicas das Universidades que integram a REALP. A mobilidade de estudantes e de docentes entre as nossas instituições intensificou-se, os projetos desenvolvidos em cooperação também se multiplicaram e deram frutos.

O Professor João Nildo Vianna, querido e admirado amigo, deixou a terra no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o que se revela curioso, visto que ele foi um defensor acérrimo da defesa do meio ambiente. Foi-se João Nildo Vianna, mas ficou a obra tangível e intangível e a memória, que serão valorizadas e perpetuadas por cada um de nós. Que descanse em paz e que a sua memória seja eterna!

A Universidade de Cabo Verde apresenta à família enlutada, aos amigos e colegas, as mais sentidas condolências.

A Reitora

Judite Medina do Nascimento

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account