Foi com imensa tristeza que tomamos conhecimento do repentino falecimento, na sequência de um AVC, do Professor João Nildo de Sousa Vianna. Era docente da Universidade de Brasília e Coordenador Internacional e docente do Programa de doutoramento em Gestão Políticas Ambientais da Uni-CV.
O Professor João Nildo Vianna foi um dos promotores da criação da Rede Luso-brasileira de Estudos Ambientais, fundada em abril de 1997. Ele foi um defensor e promotor acérrimo da integração dos Países Africanos de Língua Portuguesa na rede, o que levou à sua transformação em Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, a REALP, em 2011 e consequente integração de Cabo Verde, Angola e Moçambique. A Uni-CV iniciou a sua colaboração com a REALP, como convidada para as reuniões anuais, desde 2004.
Uma das grandes marcas da participação da Universidade de Cabo Verde na REALP é o Projeto Científico e Pedagógico de Doutoramento Internacional em Gestão e Políticas Ambientais, cuja primeira Edição está a ser acolhida pela Uni-CV e que foi implementado com uma parceria muito estreita e frutífera entre 13 Universidades de 5 países de Língua Portuguesa, nomeadamente Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. O Professor João Nildo desempenhou até ontem, um papel fundamental e determinante na construção do projeto e na sua cocoordenação internacional, bem como na sua execução plena, enquanto docente. A sua última mensagem no quadro do programa foi enviada ontem, algumas horas antes do seu falecimento.
Desde 2004 desenvolveu uma colaboração institucional muito próxima e frutífera com a Uni-CV, tendo resultado no reforço dos laços entre a Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Brasília. Igualmente, graças à sua dinâmica, profissionalismo, integridade, liderança e espírito de partilha e colaboração, a Universidade de Cabo Verde também estreitou laços com outras Universidades brasileiras. A liderança por ele exercida na REALP, contribuiu para a perenidade da rede e para a diversificação dos projetos entre elementos das comunidades académicas das Universidades que integram a REALP. A mobilidade de estudantes e de docentes entre as nossas instituições intensificou-se, os projetos desenvolvidos em cooperação também se multiplicaram e deram frutos.
O Professor João Nildo Vianna, querido e admirado amigo, deixou a terra no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o que se revela curioso, visto que ele foi um defensor acérrimo da defesa do meio ambiente. Foi-se João Nildo Vianna, mas ficou a obra tangível e intangível e a memória, que serão valorizadas e perpetuadas por cada um de nós. Que descanse em paz e que a sua memória seja eterna!
A Universidade de Cabo Verde apresenta à família enlutada, aos amigos e colegas, as mais sentidas condolências.
A Reitora
Judite Medina do Nascimento