O Reitor, José Arlindo Barreto, recebeu David Matern, o novo Representante Residente do PNUD, UNICEF e UNFPA em Cabo Verde, na segunda-feira, 18 de setembro. O objetivo deste encontro foi reforçar os laços de cooperação entre a Uni-CV e as Nações Unidas e identificar novas áreas de cooperação que possam reforçar o papel da Uni-CV na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Na reunião, que decorreu na sala 206 do Edifício 2, no Campus de Palmarejo, David Matern destacou a relevância da educação universitária para o desenvolvimento do país. Referiu a colaboração significativa com a Uni-CV, nomeadamente através do Centro de Investigação e Formação em Género e Família desde a sua fundação. Expressou ainda o seu interesse em compreender os desafios e soluções relacionados à violência baseada em género e em conhecer os resultados dos projetos em curso, com especial enfoque no Projeto sobre Mutilação Genital Feminina que o CIGEF está a implementar. O Representante Residente sublinhou a importância da cooperação Sul-Sul que a universidade tem vindo a privilegiar e mostrou-se interessado em estreitar relações com países de língua oficial portuguesa, como a Guiné, entre outros.
O Reitor da Uni-CV, Dr. José Arlindo Barreto, discutiu os desafios financeiros enfrentados pelas universidades e a necessidade de criar condições atrativas para reter jovens e profissionais em Cabo Verde. A Uni-CV está determinada em atrair mais estudantes da diáspora cabo-verdiana e de outros países lusófonos. Contudo, está ciente dos desafios que enfrenta para alcançar este objetivo.