Pojeto Resistance 1 2

Uma missão de investigação protagonizada pelos professores Lourenço Gomes e Elter Carlos à Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, decorreu ao longo do mês de novembro e teve como objetivo principal a mobilidade, o intercâmbio académico e a internacionalização da Universidade de Cabo Verde.

Os dois docentes da Uni-CV levaram o nome da instituição às terras da Galiza, numa missão do Projeto Internacional RESISTANCE, financiado pela União Europeia, ocorrida entre os dias 25 de outubro e 25 de novembro de 2022.

Na condição de investigadores visitantes na Universidade de Santiago de Compostela (USC), os docentes desenvolveram pesquisas na Biblioteca Geral da USC e participaram em dois seminários internacionais na universidade acolhedora.  O primeiro, teve lugar no dia 18 de novembro, sob o título “Rebeliões e resistência cultural no contexto colonial em Cabo Verde”, realizado no Master em Historia Moderna: MONARQUÍA ESPANHOLA SÉCULOS XVI-XVIII.

Durente o evento, o Professor Lourenço Gomes dissertou sobre “A revolta da Achada Falcão-Santigo de Cabo Verde (1841)” e o docente Elter Carlos, abordou o tema “O Batuku, como expressão de resistência cultural no sistema colonial português em Cabo Verde”.

Num segundo evento, realizado no dia 25 de novembro, III Seminário da Cátedra UNESCO da Migrações 226, sob o título “Migracións, Cultura e migración interconnental: o caso cabo-verdiano”, os professores Lourenço e Elter apresentaram, respetivamente, os seguintes temas: Génese e primórdios da emigração cabo-verdiana para os EUA; e, Cabo-verdianidade e emigração em Chiquinho de Baltazar Lopes da Silva.

Os eventos foram coordenados pelos Professores, Camilo Fernández Cortizo e Domingo L. González Lopo (USC), as apresentações suscitaram questões pertinentes e um debate enriquecedor, com a participação de pós-graduandos, num formato híbrido.

Além desses eventos, os docentes tiveram a oportunidade de deslocarem-se à comunidade cabo-verdiana de Burela, que tem um peso notável nesse território, equivalente a 4,3% da sua população.

Naquele espaço foi desenvolvida uma atividade académica, na primeira escola secundária, direcionada a um público alvo constituído pelas segundas gerações de cabo-verdianos em Burela, e consistiu em palestras intituladas “A cultura cabo-verdiana e a força afirmativa de algumas das suas manifestações ao longo do tempo” e “Batuku como expressão de resistência cultural em Cabo Verde”.

A mesma atividade foi replicada no dia 11, no IES Perdouro, também sedeado em Burela e destinado a um público mais eclético, pois além de descendentes de cabo-verdianos, atraiu outros alunos e diversos professores e foi realizada sob a coordenação do Prof. Bernardo Penabade.

A deslocação dos docentes para fora de Santiago de Compostela, particularmente a Burela, no dia 10 de novembro, foi marcada por uma receção pelo Alcalde (Presidente de Câmara), Alfredo Llano, na Casa do Concelho.

Na ocasião, um expressivo grupo de mulheres cabo-verdianas de Burela e outros membros da comunidade compareceram no Paços do Concelho, tomando parte no acolhimento dos dois docentes e animaram o momento com uma demostração de batuku.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account