
A Professora Doutora Isabel Inês Monteiro de Pina Araújo, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), integrou, na qualidade de oponente externo, o júri de defesa de tese do Doutoramento em Biociências e Saúde Pública da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique.
A defesa decorreu a 2 de dezembro de 2025, na Sala Magna da Faculdade de Medicina da UEM, em regime semipresencial. O doutorando Cândido Estêvão Faiela apresentou a tese “Implementação de um algoritmo de tratamento de infecções respiratórias agudas em pacientes adultos HIV positivos nos Cuidados de Saúde Primários das Cidades de Maputo e Matola”.
O júri foi presidido pela Professora Catedrática Emília Virgínia Raul Ihabane Noormahomed (Faculdade de Medicina - UEM) e integrou, além da docente da Uni-CV, os oponentes internos Professor Doutor Betuel Lázaro Sigaúque (John Snow, Inc.) e Professora Doutora Sónia Maria Maurício Enosse (Faculdade de Medicina - UEM), bem como a supervisora Professora Doutora Esperança Júlia Pires Sevene Comiche (Faculdade de Medicina - UEM).
A participação de uma docente da Uni-CV neste júri insere-se na dinâmica de cooperação académica e científica entre instituições de ensino superior e contribui para a circulação de conhecimento e de boas práticas na investigação em saúde pública.