A relevância do Ensino à Distância (EaD) é evidenciada pelas condições geográfica do país, pois permite reduzir os constangimentos no acesso à formação, nomeadamente no que se refere aos custos. A descontinuidade territorial encarece e dificulta qualquer projeto com abrangência nacional, pois, para além de serem dispendiosas, as deslocações entre as ilhas é frequentemente limitada em termos de disponibilidade e de qualidade do serviço de transportes. Daí que o recurso a EaD, na modalidade e-learning ou blended-learning, é uma opção a ser levada em conta, sendo que o país já dispõe de potencial que se traduz em melhores condições técnicas, tecnológicas e pedagógicas.
Tendo em vista o reforço das capacidades institucionais no domínio EaD, revelou-se necessário promover a formação de professores, futuros coordenadores dos Centros de Recursos Concelhios para a formação contínua de professores.
O Curso de e-tutores resultou de um esforço conjunto entre a Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Educação e Desporto, o Camões Institutos da Cooperação e da Língua e o Ministério da Educação, através da Direção Nacional de Educação e contemplou a formação 30 profissionais da educação de todos os Concelhos do País.
Consulte o programa do evento.