A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), através do Centro de Investigação em Negócios e Governação, em parceria com a Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC), realiza, na próxima segunda-feira, 7 de abril de 2025, o Seminário de Apresentação Pública do projeto de investigação "Direitos Humanos, Paz e Acesso à Justiça".
O evento decorrerá entre as 9h e as 11h, no Auditório 101 do Campus de Palmarejo Grande, e visa discutir soluções pacíficas para conflitos, com destaque para a justiça restaurativa e os círculos da paz.
Entre os palestrantes confirmados, estarão o investigador da Uni-CV, Juracy Silva, que fará a apresentação do projeto; o representante das Nações Unidas, Frederic Mbassa, abordando a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Direitos Humanos; o representante da CNDHC, Arlindo Sanches, falando sobre o papel desta comissão na promoção do acesso à justiça; e o Coordenador do Grupo Disciplinar de Ciências Jurídicas e Políticas, Emanuel Sousa, discutindo meios alternativos de resolução de conflitos.
O seminário será moderado pelo docente da Uni-CV, Nilton Silva, e contará com a presença da comunidade académica e demais interessados na temática dos direitos humanos e justiça restaurativa.
A iniciativa insere-se na estratégia da universidade em promover um ambiente académico dinâmico e contribuir para soluções práticas e sustentáveis na gestão de conflitos e promoção dos direitos humanos em Cabo Verde.