A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde, através do seu Laboratório Responsible and Smart Solutions Lab (RS2Lab), realiza a cerimónia de encerramento dos projetos “Ferramentas de Monitorização e Inteligência Artificial para a Agricultura Inteligente” e “Transição Agrícola Usando Internet das Coisas e Inteligência Artificial”. Este evento terá lugar nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, às 15 horas, no Edifício 8, sala 101, do Campus do Palmarejo Grande.
A cerimónia contará com a presença da coordenadora do projeto, Sónia Semedo, da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patricia Portela de Souza, e do Reitor José Arlindo Barreto, que farão as honras da abertura.
O projeto “Transição Agrícola Usando Internet das Coisas e Inteligência Artificial”, que recebeu o financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) através do Accelerator LAB, tem como objetivo enfrentar os desafios agrícolas em Cabo Verde, particularmente os ciclos prolongados de seca, através da adoção de tecnologias emergentes como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). A abordagem colaborativa proposta entre a Universidade de Cabo Verde e a Associação dos Produtores da Ribeira de São Filipe visa desenvolver soluções adaptadas à realidade local e aumentar a eficiência agrícola, com foco especial na rega inteligente.
Um dos pontos altos do projeto é a implementação de um projeto piloto que utiliza IoT e IA para otimizar a eficiência agrícola, com especial foco na rega inteligente. A participação ativa de uma agricultora destaca a inclusão feminina na incorporação tecnológica, mas também garante a obtenção de contributos para o aprimoramento das soluções propostas.
Financiado pelo International Development Research Centre (IDRC), e pelo Swedish International Development Cooperation Agency (SIDA), o projeto “Ferramentas de Monitorização e Inteligência Artificial para a Agricultura Inteligente”, realizado em consórcio com a Primebotics e a Associação de Produtores da Ribeira de São Filipe, foca na utilização de redes de sensores sem fios, monitorização por drones e modelos de Inteligência Artificial para otimizar a produção agrícola e gestão de recursos.
Durante a cerimónia de encerramento, serão apresentados os resultados obtidos, bem como entrega dos certificados da formação em pilotagem de drones para mapeamento agrícola, contribuindo assim para uma agricultura mais inteligente e sustentável em Cabo Verde.