A Universidade de Cabo Verde, através do seu Centro de Investigação NEST-CV (oNe hEalth reSearch cenTer – Cabo Verde), realizará nos dias 17 e 18 de outubro de 2023, uma jornada dedicada à saúde, sobre o tema “Os Desafios da Saúde Infantil em Cabo Verde”, com uma abordagem One Health.
A abordagem One Health é uma estratégia interdisciplinar que reconhece a interligação da saúde humana, animal e ambiental. Ao adotar este enfoque, a Universidade de Cabo Verde tem como objetivo promover uma discussão abrangente sobre os desafios e oportunidades relacionados à saúde infantil, reconhecendo a importância não só da saúde humana, como também dos fatores socioambientais e de saúde animal.
Durante a jornada, os especialistas vão compartilhar os seus conhecimentos e experiências sobre diversos temas relacionados à saúde infantil, através de conferências, palestras e mesas-redondas, oferecendo aos participantes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trocar ideias com profissionais de diferentes áreas.
O evento contará com a presença da Professora Emma Carmelo do Instituto Universitario de Enfermedades Tropicales y Salud Pública de Canarias da Universidade La Laguna (IUETSPC/ULL), Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha, que tem orientado, em parceria com a Uni-CV, um importante projeto de investigação sobre saúde infantil, financiado pelo Escritório da Organização Mundial da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde.
A jornada será contemplada também com a apresentação de pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores da Universidade de Cabo Verde, destacando as contribuições locais para a promoção da saúde infantil.
Os interessados em participar dessa jornada estão convidados a se inscreverem através do link (aceder aqui). As vagas são limitadas, portanto é indispensável garantir a sua inscrição. Para efeito do certificado os participantes devem contribuir com um valor de 500$00.
A jornada será em formato híbrido. Online e presencial no Edifício 8 – sala 102, Campus do Palmarejo Grande, das 09h00 às 16h00.
A saúde infantil é uma questão urgente e complexa que requer a colaboração de diversos setores para garantir o bem-estar das crianças. A Universidade de Cabo Verde está comprometida em desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar a saúde infantil em Cabo Verde e além fronteiras.