O Embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, reuniu-se com os novos professores voluntários cabo-verdianos, que agora fazem parte do Instituto Confúcio (IC) na Universidade de Cabo Verde, no dia 15 de outubro, em Achada Santo António. Para além de apresentar os novos professores, o encontro serviu para conhecer o plano de atividades para o novo ano letivo do IC.
Du Xiaocong felicitou os novos professores, por terem sido aprovados com sucesso no exame do Centro de Cooperação Linguística do Ministério de Educação da República Popular da China, tornando-se assim professores voluntários de mandarim, e pediu ainda a todos os professores do IC que conduzissem os seus trabalhos considerando as normas de segurança e prevenção epidémica.
O Embaixador afirmou que Wilson Tavares, estudante do curso de Engenharia Civil na Uni-CV será um exemplo que influenciará mais estudantes cabo-verdianos a aprenderem a língua chinesa e também ficou satisfeito com a Waldemara Pires, Licenciada em Ensino da Língua Chinesa como língua estrangeira pelo Instituto Politécnico de Macau, pela forma que fala fluentemente o mandarim, sendo ela outra professora recém-recrutada pelo Instituto Confúcio.
Os dois professores voluntários recém-recrutados agradeceram ao Sr. Embaixador Du Xiaocong, pela receção e confiança, e expressaram a determinação em corresponder às expectativas do Sr. Embaixador e do Instituto Confúcio, esforçando-se para serem sempre melhores e contribuírem para a evolução do ensino da língua chinesa em Cabo Verde.
Por último, o Embaixador Chinês em Cabo Verde afirmou ser testemunho do desenvolvimento que o Instituto Confúcio teve nos últimos 6 anos. Ele acredita que a evolução contínua do IC, especialmente dos professores locais, trará maiores contribuições para o intercâmbio cultural entre a China e Cabo Verde.