O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde foi convidado,em fevereiro de 2021 pela primeira vez, a gravar aulas de língua chinesa para o nível básico.
Uma iniciativa lançada pelo Ministério da Educação de Cabo Verde que tem como principal objetivo possibilitar o seguimento das aulas durante a pandemia. “Aprender e Estudar em casa”, um programa de aulas televisivas que é transmitido nos canais de televisão e do Youtube do Ministério da Educação.
Ficou concluída no dia 29 de junho a gravação da primeira série de doze aulas de língua chinesa. A primeira aula, “Situação Geral da China”, foi lecionada pela professora cabo-verdiana voluntária Lilyan Barros. As restantes 11 aulas foram lecionadas pela professora chinesa de nomeação pública, Kong Qingqing e coordenada pelos professores Lilyam Barros e Yu Lishen.
Previamente ao início das gravações, o corpo docente do polo da Praia do Instituto realizou várias reuniões a fim de discutir e determinar o conteúdo e os métodos de ensino, e assim conseguir maximizar o efeito das aulas televisivas.
Os resultados foram percetíveis logo após a gravação das primeiras aulas, quando a equipa de gravação começou a usar formas básicas de língua chinesa para cumprimentar os professores. A professora espera que as aulas gravadas, abram portas a mais estudantes que queiram aprender a língua chinesa.
No último dia de gravação, a professora Kong Qingqing, lembrou aos estudantes e demais telespetadores que a aprendizagem de qualquer língua é um processo a longo prazo, por isso, encoraja-os a estudar e a aprender gradual e persistentemente.
O acesso à internet em Cabo Verde é relativamente limitado, especialmente nas zonas rurais e mais remotas. Não obstante a realidade cabo-verdiana, acreditamos que com o ensino à distância através do sinal da televisão, mais estudantes cabo-verdianos poderão entrar em contato com a língua chinesa.