No dia 18 de fevereiro, decorreu na sala de reuniões do Instituto Confúcio um encontro entre a Diretora Nacional do Instituto Confúcio, Ermelinda Tavares, e o Presidente da Casa da Ciência (Praia) da Uni-CV, Adelcides Rodrigues, que se fez acompanhar da sua equipa. Estiveram presentes também na reunião a professora local do Instituto Confúcio, Lylian Barros, e a secretária do Instituto Confúcio, Artemisa Gomes.
O encontro teve por objetivo a apresentação e a avaliação de um projeto realizado pelo Instituto Confúcio e pela Casa da Ciência na Uni-CV, que consiste na gravação e edição de vídeos de aulas de mandarim, pela estagiária da Casa da Ciência, Célia Cruz.
A Célia Cruz, junto com as professoras chinesas do Instituto Confúcio, Sherry e Isabella, trabalhou na preparação de vídeos com conteúdos didáticos a fim de serem publicados nas redes sociais, Youtube e Facebook, e na página do Instituto Confúcio, contribuindo assim para a promoção do ensino do mandarim em Cabo Verde. Esses videos fornecem conteúdos ao público interessado em aprender chinês de uma forma fácil e entretida. Os referidos videos são de curta duração e de fácil compreensão.
Durante o encontro, os presentes puderam avaliar o resultado do trabalho e delinear um plano de ação para futuros projetos que irá abranger melhorias de modo a fornecer um ensino de qualidade e acessível aos estudantes.
Este projeto é um marco importante no percurso do ensino do mandarim em Cabo Verde e demonstra ser uma aposta no ensino à distância, em especial no contexto da pandemia da Covid-19, usando a tecnologia à nossa disposição para fins académicos.
Adelcides apresentou algumas possibilidades de cooperação de modo a engajar as instituições e acolher recursos para que este projeto, a longo prazo, possa expandir e integrar um ensino futuro atrativo às instituições de ensino de mandarim em Cabo Verde.