Com o aumento diário de casos confirmados da Covid-19 em Cabo Verde, o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde decidiu suspender as aulas presenciais e apostar nas aulas online, onde os professores disponibilizam aos alunos recursos didáticos de aprendizagem do Mandarim bem como recursos para as competições online sobre a língua e cultura chinesa.
Em outubro, iniciou-se a formação das turmas, a elaboração dos horários e contatos com os inscritos. Os professores, Kong Qingqing e Yu Lishen, criaram um grupo online de intercâmbio professor-aluno e enviaram materiais aos alunos para se prepararem para um início sereno das aulas.
No dia 19 de outubro, deu-se o arranque oficial das aulas de Mandarim online no Instituto Confúcio na Uni-CV, nos cursos de conversação e compreensão de chinês básico, chinês intermediário e chinês avançado. Os alunos têm-se mostrado muito participativos, entusiasmados e acima de tudo muito interativos.
Ao nível secundário, os professores voluntários chineses nos Concelhos da Praia, Mindelo e Assomada já contataram as respetivas escolas secundárias e, de momento, aguardam o aval do Ministério da Educação de Cabo Verde.
O Instituto Confúcio espera que Cabo Verde possa vencer essa epidemia e assim permitir o retorno ao ensino presencial o mais rápido possível. Espera também que em breve será possível realizar as habituais atividades culturais do Instituto Confúcio e eliminar o uso das máscaras.