Vera2.jpg

A docente e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Vera Alfama, publicou os resultados da investigação na revista de renome internacional Geoheritage (Q1) da Springer intitulado “The Challenging Nature of Volcanic Heritage: The Fogo Island (Cabo Verde, W Africa)”.

O estudo, que saiu no Dia Internacional da Mulher, mergulha no universo do patrimônio vulcânico da Ilha do Fogo e mostra como, apesar dos riscos e destruições causadas pelas erupções, a área conseguiu se reinventar e atrair ainda mais interesse turístico. A Investigação realizada em colaboração com a docente, investigadora e diretora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, Maria Helena Henriques, com o geólogo, professor na Escola Secundária de Ponta Verde na Ilha do Fogo e ex-estudante da Uni-CV, Alveno Barros, traz exemplos da dinâmica do vulcanismo ativo e seu impacto na comunidade local de Chã das Caldeiras, a única área habitada dentro do perímetro do parque e o caso único de assentamento humano no interior da cratera de um vulcão ativo.

Após a devastação, muitos esperavam que as aldeias afetadas permanecessem vazias. Surpreendentemente, os moradores decidiram voltar e reconstruir suas vidas, apostando no geoturismo como uma fonte renovada de renda. A partir dessa decisão, a região viu um enorme crescimento no turismo, com novos restaurantes, serviços de guia turístico e alojamentos surgindo, além da venda de produtos locais como vinho e queijo de cabra.

A investigação argumenta que a herança vulcânica, mesmo com os seus desafios, deve ser vista como um ativo económico valioso, capaz de impulsionar o turismo em áreas consideradas de risco, especialmente importante para países como Cabo Verde, onde o turismo pode desempenhar um papel significativo na economia.

A publicação deste estudo destaca a contribuição científica da Uni-CV, mas também a força e resiliência das comunidades que enfrentam desastres naturais. Por outro lado, enfatiza a importância do geoturismo como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável e comunitário.

Financiado pelo Programa de Bolsas Santander Mobilidade CPLP 2023, na qual a investigadora da Uni-CV, foi contemplada com uma bolsa de mobilidade de investigação realizada no Centro de Geociências, Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, por um período de 3 meses tendo sido iniciada no dia 28 de setembro, sob a orientação da Professora Maria Helena Henriques.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account